Técnico "símbolo" do LEC, Tencati põe o Criciúma na Série A
Treinador que dirigiu o Tubarão por seis anos atinge ápice da carreira ao conquistar pelo Tigre o acesso à elite do Brasileirão
PUBLICAÇÃO
domingo, 19 de novembro de 2023
Treinador que dirigiu o Tubarão por seis anos atinge ápice da carreira ao conquistar pelo Tigre o acesso à elite do Brasileirão
Diego Prazeres
Treinador mais longevo da história do Londrina (dirigiu o time de 2011 a 2017), Cláudio Tencati atingiu o ápice de sua carreira ao levar o Criciúma à Série A do Brasileiro. A vaga veio com uma rodada de antecedência, após a vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo-SP, neste sábado (18), no estádio Heriberto Hülse, que estava lotado e foi palco de uma enorme festa promovida pela torcida carvoeira.
O Tigre assumiu a vice-liderança da Série B, com 64 pontos, e não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado, o Atlético-GO, que tem 61 e três vitórias a menos (primeiro critério de desempate). As derrotas do próprio Atlético-GO (4 a 1 para o Mirassol) e do Sport (1 a 0 diante do Vitória) nesta 37ª rodada ajudaram a alavancar a posição do time treinado por Tencati.
O acesso do Criciúma ocorre após nove anos de tentativa. O Criciúma não jogava na elite do campeonato desde 2014, quando foi rebaixado.
Muito do sucesso da equipe aurinegra se deve à chegada de Cláudio Tencati ao clube, em meados de 2021. Naquele ano, o clube havia sido rebaixado à segunda divisão do Campeonato Catarinense e disputava a Série C do Brasileiro. Tencati e o auxiliar, Aléssio, assumiram o time na reta final da Série C e conquistaram o acesso à Série B. Em 2022, a dupla tinha como principal objetivo assegurar o retorno do Tigre à elite catarinense, o que foi alcançado com o título da Segundona. Em paralelo, o time ainda fez uma campanha razoável na Série B, terminando em oitavo lugar, uma posição à frente do Londrina.
LEIA TAMBÉM:
À glória de Tencati
Neste ano, Tencati voltou a fazer história no clube ao conquistar o Campeonato Catarinense, e agora culmina o grande ano levando o time à Série A do Brasileiro. Tencati faz com o Criciúma o que quase conseguiu com o Londrina: em 2016 e 2017, o Tubarão terminou a Série B na 6ª e 5ª colocações, respectivamente, muito próximo do G4.
Pelo LEC, o treinador conquistou os títulos de campeão paranaense da primeira e segunda divisões (2014 e 2011, respectivamente) e da Taça Primeira Liga, em 2017.
LONGEVIDADE
Em entrevista coletiva após a vitória e o acesso, Claudio Tencati respondeu as perguntas ao lado do seu auxiliar Aléssio. Com direito a invasão dos jogadores durante a entrevista e banho de água gelada, Tencati elogiou a torcida do Criciúma e ressaltou a estrutura do clube e o trabalho a longo prazo.
"Enaltecer mais uma vez a presença em massa do torcedor, que sempre acreditou. O acesso é mérito de um trabalho sólida da direção, da comissão técnica e dos jogadores. De uma base que vem desde a Série C e mostra como é importante manter uma estrutura", frisou. "O Criciúma é um exemplo hoje para o Brasil, uma referência que dá certo. Palmeiras, Fortaleza e Criciúma são os clubes com técnicos mais longevos no futebol brasileiro e estão colhendo os frutos".
Tencati fez questão de agradecer publicamente seu fiel escudeiro Aléssio Antunes, que este ano perdeu a esposa. "Não é fácil perder um ente querido, mas em nenhum momento ele oscilou com fraqueza. Tivemos algumas perdas este ano, mas muitas alegrias também", comentou.
LEIA TAMBÉM:
Já rebaixado, LEC se despede com derrota da Série B no estádio do Café
No próximo sábado, o Criciúma encerra a sua jornada vitoriosa na Série B em partida contra o Novorizontino, às 17h. No mesmo dia e horário, o Botafogo-SP enfrenta o Londrina, que já está rebaixado.
(Colaboraram Lucio Flávio Cruz/Reportagem Local e Folhapress)