Treinador mais longevo da história do Londrina (dirigiu o time de 2011 a 2017), Cláudio Tencati atingiu o ápice de sua carreira ao levar o Criciúma à Série A do Brasileiro. A vaga veio com uma rodada de antecedência, após a vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo-SP, neste sábado (18), no estádio Heriberto Hülse, que estava lotado e foi palco de uma enorme festa promovida pela torcida carvoeira.

O Tigre assumiu a vice-liderança da Série B, com 64 pontos, e não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado, o Atlético-GO, que tem 61 e três vitórias a menos (primeiro critério de desempate). As derrotas do próprio Atlético-GO (4 a 1 para o Mirassol) e do Sport (1 a 0 diante do Vitória) nesta 37ª rodada ajudaram a alavancar a posição do time treinado por Tencati.

O acesso do Criciúma ocorre após nove anos de tentativa. O Criciúma não jogava na elite do campeonato desde 2014, quando foi rebaixado.

Muito do sucesso da equipe aurinegra se deve à chegada de Cláudio Tencati ao clube, em meados de 2021. Naquele ano, o clube havia sido rebaixado à segunda divisão do Campeonato Catarinense e disputava a Série C do Brasileiro. Tencati e o auxiliar, Aléssio, assumiram o time na reta final da Série C e conquistaram o acesso à Série B. Em 2022, a dupla tinha como principal objetivo assegurar o retorno do Tigre à elite catarinense, o que foi alcançado com o título da Segundona. Em paralelo, o time ainda fez uma campanha razoável na Série B, terminando em oitavo lugar, uma posição à frente do Londrina.

LEIA TAMBÉM:

À glória de Tencati

Neste ano, Tencati voltou a fazer história no clube ao conquistar o Campeonato Catarinense, e agora culmina o grande ano levando o time à Série A do Brasileiro. Tencati faz com o Criciúma o que quase conseguiu com o Londrina: em 2016 e 2017, o Tubarão terminou a Série B na 6ª e 5ª colocações, respectivamente, muito próximo do G4.

Pelo LEC, o treinador conquistou os títulos de campeão paranaense da primeira e segunda divisões (2014 e 2011, respectivamente) e da Taça Primeira Liga, em 2017.

LONGEVIDADE

Em entrevista coletiva após a vitória e o acesso, Claudio Tencati respondeu as perguntas ao lado do seu auxiliar Aléssio. Com direito a invasão dos jogadores durante a entrevista e banho de água gelada, Tencati elogiou a torcida do Criciúma e ressaltou a estrutura do clube e o trabalho a longo prazo.

"Enaltecer mais uma vez a presença em massa do torcedor, que sempre acreditou. O acesso é mérito de um trabalho sólida da direção, da comissão técnica e dos jogadores. De uma base que vem desde a Série C e mostra como é importante manter uma estrutura", frisou. "O Criciúma é um exemplo hoje para o Brasil, uma referência que dá certo. Palmeiras, Fortaleza e Criciúma são os clubes com técnicos mais longevos no futebol brasileiro e estão colhendo os frutos".

Tencati fez questão de agradecer publicamente seu fiel escudeiro Aléssio Antunes, que este ano perdeu a esposa. "Não é fácil perder um ente querido, mas em nenhum momento ele oscilou com fraqueza. Tivemos algumas perdas este ano, mas muitas alegrias também", comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Técnico "símbolo" do LEC, Tencati põe o Criciúma na Série A
| Foto: Gustavo Pereira Padial

LEIA TAMBÉM:

Já rebaixado, LEC se despede com derrota da Série B no estádio do Café

No próximo sábado, o Criciúma encerra a sua jornada vitoriosa na Série B em partida contra o Novorizontino, às 17h. No mesmo dia e horário, o Botafogo-SP enfrenta o Londrina, que já está rebaixado.

(Colaboraram Lucio Flávio Cruz/Reportagem Local e Folhapress)