Técnico interino garante que o Náutico não jogará na retranca
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de agosto de 1998
Everaldo Xavier, Do Diário de Pernambuco Especial para a Folha 
No primeiro treino como técnico interino do Naútico, em substituição a Orlando Bianchini, que foi demitido, Edson Ferreira fez três modificações na equipe que vai jogar amanhã, contra o Londrina, no Estádio do Café, pelo Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. Ele colocou Marcelinho no meio-de-campo, em lugar de Germano, e Marcos Alemão na vaga de Anderson, que treinou no time reserva mas, como voltou a sentir a virilha, não acompanhará a delegação do alvirrubro, que embarca esta tarde para o Norte do Paraná.
Marcelinho dá mais velocidade do meio para o ataque. É um jogador que está atravessando boa fase e é importante no meu esquema de jogo para esta partida com o Londrina. Vou explorar seu potencial. Marcos Alemão tem demonstrado nos treinamentos que está melhor tecnicamente do que o Anderson, que não está bem e voltou a sentir a virilha direita, explicou Edson, ex-ponta do Santa Cruz, Sport e Botafogo (RJ) na década de 80.
O ex-jogador, que iniciava a carreira de auxiliar-técnico do demitido Orlando Bianchini, vai ter sua primeira experiência como titular do cargo comandando o Náutico amanhã diante do Londrina.
O novo treinador garante que não utilizará a retranca no Estádio do Café. Para ele, o futebol é um só em todo lugar. A sua filosofia é armar um time que mate a jogada do adversário do meio-de-campo, com um marcação forte e, jogando fora de casa, explorando os contra-ataques com rapidez.
O que o time não deve fazer quando joga fora de casa é se retrancar, porque abre precedentes para o adversário atacar ainda mais. É necessária a marcação rígida logo no meio-de-campo e velocidade nos contra-ataques. É por isso que vou colocar Marcelinho, um jogador veloz e bom para este tipo de jogada, explica Edson.
Os jogadores Fabinho, Davi, Fernando e Gilver, todos contundidos, foram vetados pelo departamento médico e não acompanham a delegação, que viaja às 14h45 com destino a Londrina, onde ficará hospedada no Hotel do Lago. O zagueiro Gilber voltou a sentir o joelho direito e vai mesmo ter que fazer uma artroscopia, segundo disse o médico João Bravo.
A demissão repentina do técnico Orlando Bianchini em nada vai abalar a equipe, na opinião dos jogadores. Segundo o atacante Chapecó, isso acontece normalmente nos clubes e o time não sofre em nada. Temos é que encarar a realidade e saber que o jogo com o Londrina é difícil, mas podemos vencê-lo.
Não muda nada; pelo contrário, pode até estimular alguns jogadores. Vamos viajar com o pensamento positivo, porque o grupo do Náutico é o mais equilibrado da Série B, afirmou o meia Grizzo.


