O panorama verificado na pontuação dá uma noção do nível de equilíbrio com que os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck têm lidado nesta temporada. Já realizadas oito das dez corridas do calendário, cinco competidores, representantes de três marcas, seguem credenciados pela matemática à disputa pelo título. A lista de candidatos poderá perder nomes neste domingo, data da nona etapa, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).
A corrida na cidade gaúcha, que terá largada às 12h45 e será transmitida ao vivo pela Band, é definida por pilotos e equipes como uma "semifinal" do campeonato de 2008. O comparativo é pertinente. O resultado dos 60 minutos de disputa no circuito misto de médias de velocidade mais altas do País é que vai determinar quais dos cinco pilotos chegarão à etapa final, dia 7 de dezembro, em Brasília, ainda com ambições quanto ao título.
O paranaense Wellington Cirino lidera a classificação, mas não tem tranqüilidade. Único a ter vencido mais de uma vez em 2008 - ganhou três corridas -, ele abandonou a corrida de outubro em Curitiba, com problemas na embreagem de seu Mercedes-Benz, e viu a vantagem sobre o vice-líder, o brasiliense Geraldo Piquet, seu companheiro de equipe na ABF, cair para três pontos. Uma diferença desprezível, se considerados os 62 pontos que estarão em disputa nas provas de Viamão e Brasília.
A disputa pelo título não se restringe à dupla dos caminhões prateados da equipe sediada em Santos. Roberval Andrade é o melhor colocado entre os pilotos da Scania na Fórmula Truck. A liderança que exerceu durante 24 das 31 voltas da etapa curitibana fez o paulista da Roberval Motorsport assumir a terceira posição, com 103 pontos. Também paulistas, Felipe Giaffone e Valmir Benavides, da RM Volkswagen, fecham o grupo de "semifinalistas", com 100 e 95 pontos.

Vitórias
Quatro dos cinco candidatos ao título conquistaram vitórias em 2008. O primeiro foi Andrade, campeão brasileiro de 2002, que dominou a segunda etapa, em Goiânia. Giaffone, atual campeão, ganhou a etapa seguinte, na pernambucana Caruaru. Piquet saiu vencedor da quarta corrida, na capital cearense Fortaleza. As três etapas seguintes, disputadas nas pistas de São Paulo, Londrina e Campo Grande, tiveram o tricampeão Cirino no degrau mais alto do pódio.
Os demais vitoriosos do campeonato atual completam as sete primeiras colocações no campeonato. O pernambucano Beto Monteiro, parceiro de Andrade, ganhou a primeira corrida do ano, na gaúcha Guaporé, e é sexto colocado com 53 pontos. O catarinense Luís Carlos Zappelini pôs fim em Curitiba ao jejum de vitórias da Volvo na categoria, que durava sete anos e meio, e passou a ocupar a sétima posição no campeonato, com 38.
No ano passado, a corrida em Tarumã foi a segunda do calendário da F-Truck. A vitória foi do londrinense Leandro Totti, que com o resultado assumiu pela primeira vez na carreira a liderança do campeonato. Na temporada atual, contudo, a situação do piloto da Londrina Truck Racing é bastante diferente. Trabalhando no desenvolvimento do motor eletrônico do Ford para o campeonato de 2009, ele só pontuou duas vezes e ocupa um discreto 24º lugar na classificação.

mockup