Rio de Janeiro - Depois de dois empates em campo, o Vasco obteve ontem a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Foi fora de campo e de goleada. Por 7 votos a 1, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) impugnou o jogo entre a equipe carioca e o Brasiliense, disputado em 24 de abril, no Distrito Federal, e declarou o Vasco vencedor do confronto, por 1 a 0. O placar da partida (2 a 2) está desconsiderado, assim como os autores dos gols.
O Brasiliense foi punido por ter descumprido decisão da justiça esportiva ao cobrar ingressos para o confronto com o Vasco. Na próxima semana, o clube do Distrito Federal será julgado por uma comissão disciplinar do STJD, com base em representação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Está incurso nos Artigos 197 e 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ). Se for condenado com base no 231 será excluído da competição e rebaixado para a Série B.
A hipótese, no entanto, perdeu força. O presidente do STJD, Luiz Zveiter, deixou a entender que o Brasiliense deve ser apenado somente com multa no outro julgamento.
O Vasco subiu da 13 para a 11 posição no campeonato. Enquanto o Brasiliense caiu da 14 para a 18. O advogado do clube do Distrito Federal, Carlos Portinho, deixou o tribunal contrariado. Ele disse que o Brasiliense cumpriu determinação da Justiça comum, ao vender bilhetes.
Reforço O presidente do Vasco, Eurico Miranda, confirmou ontem que está tentando contratar o meia Diego Souza, do Palmeiras. Apesar de ser considerado um jogador problemático, principalmente após protagonizar uma briga com o ex-técnico da equipe paulista Estevam Soares, o treinador vascaíno Dário Lourenço elogiou o provável reforço. ''Ele é bom tecnicamente e gosto muito desse tipo de jogador'', afirmou Dário Lourenço. ''Já teve problemas com um treinador. Mas, aqui é o Vasco e as coisas são diferentes.''
Outra boa notícia para o técnico do Vasco foi a presença do artilheiro Romário em São Januário. Os dois conversaram e o atacante acertou com Dário Lourenço sua participação no coletivo de hoje. Caso o atleta não sinta mais dores musculares estará escalado para o clássico contra o Botafogo, no domingo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

mockup