Taffarel volta à seleção depois de 10 meses
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de maio de 1999
Por Silvio Barsetti 
Rio, 20 (AE) - O goleiro Taffarel está de volta à seleção brasileira, dez meses depois da final da Copa do Mundo da França. Ele vai ser o titular do Brasil nos dois amistosos contra a Holanda, dias 5, em Salvador, e 8, em Goiânia. Taffarel
atualmente no Galatasaray, da Turquia, está na lista de 19 jogadores anunciada hoje pelo técnico Wanderley Luxemburgo para as duas partidas que deveriam ser preparatórias para a Copa América. Desde o início do ano, o técnico esperava contar com o time completo para esses jogos com a Holanda. Mais uma vez, porém, não poderá ter todos os titulares. "Nosso planejamento foi prejudicado", disse.
Luxemburgo incluiu na relação o atacante Ronaldinho, da Internazionale de Milão, e a atual dupla de zaga titular da Roma
formada por Aldair e Antônio Carlos. Ele também chamou o meia Leonardo, do Milan, que recebeu com surpresa a convocação. "O Leonardo é ídolo em seu clube e é um jogador respeitado e importante", declarou. Luxemburgo evitou chamar jogadores de Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Santos, Portuguesa, Internacional-RS e Palmeiras por causa das finais do Campeonato Carioca e Paulista, da Copa do Brasil e da Taça Libertadores da América.
Ele voltou a fazer um apelo aos clubes para que tentem organizar com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um calendário viável para o futebol do País. O consultor-técnico da seleção, Candinho, afirmou que a comissão técnica da seleção não vai deixar de convocar nenhum jogador para as Eliminatórias da Copa do Mundo, em 2000, por causa "da programação dos clubes." "Para as partidas oficiais do ano que vem, vamos ter os convocados com uma semana de antecedência", disse Candinho. "A complacência vai acabar."
Luxemburgo justificou a inclusão de Taffarel na lista de convocados ao lembrar da campanha do goleiro nas Copas de 1994 e 1998. "Ele só tem 33 anos e pode voltar agora para continuar na seleção", disse. O técnico ressaltou que não pôde contar com Dida, ex-Cruzeiro, e Carlos Germano, do Vasco, em razão de vários problemas.
"O Dida está sem jogar por que parece ter emperrado a sua transferência para o Milan e o Carlos Germano, várias vezes, foi impedido de estar conosco por ter jogos importantes pelo Vasco." O treinador disse que já conhece o potencial de Rogério
do São Paulo, mas negou que a convocação de Taffarel esteja relacionada à má atuação de Rogério no empate recente com o Barcelona.
O técnico explicou a alguns convocados que eles estavam apenas substituindo os jogadores de clubes brasileiros envolvidos em partidas decisivas por seus clubes. Ele deixou uma vaga em aberto para a lateral-direita, que poderá ser preenchida até a véspera da viagem a Salvador. Cafu, contundido, estará ausente. O Brasil pode fazer um amistoso, em 26 de junho, com uma seleção da América Latina, em Curitiba.
Os convocados são os goleiros Taffarel (Galatasaray) e Bosco (Sport); laterais Roberto Carlos (Real Madrid) e Dede (Borússia Dortmund); zagueiros Aldair e Antônio Carlos (Roma) e João Carlos (Cruzeiro); meias Emerson (Bayern Leverkusen), Flávio Conceição (La Coruña), Giovanni (Barcelona), Juninho (Atlético de Madrid), Marcos Paulo (Cruzeiro), Zé Roberto (Bayern Leverkusen) e Leonardo (Milan); e os atacantes Amoroso (Udinese), Anderson e Rivaldo (Barcelona), Denílson (Bétis) e Ronaldinho (Internazionale de Milão).


