Os atletas Diogo Silva e Natália Falavigna e mais o técnico Fernando Madureira representarão Londrina na Seletiva Olímpica Pan-Americana, nos próximos dias 8 e 9, em Cali, na Colômbia. É a última oportunidade dos dois para obterem vaga na Olimpíada de Pequim, em 2008. Para isso, precisarão ficar entre os três primeiros de suas categorias. Diogo luta no peso até 68 kg e Natália na categoria até 72 kg. Ambos não chegaram às semifinais no Pré-Olímpico Mundial disputado em outubro, na Inglaterra, e agora tentam a redenção.
''Não passa pela cabeça da gente ficarmos fora da Olimpíada. Estamos treinando forte há quatro anos com o objetivo de ir a Pequim e vamos lutar com concentração e com o pensamento de sermos campeões nessa Seletiva'', disse Diogo Silva à FOLHA, no intervalo dos seus treinamentos na Academia Fernando Madureira, onde treina desde 2005.
Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em agosto, Diogo foi o destaque da modalidade em 2007 e por isso irá receber em dezembro o Prêmio Brasil Olímpico no taekwondo. Para coroar a temporada, ele espera estar com a vaga garantida nos Jogos da China. ''Sei que o meu peso é o que tem mais concorrentes na América e que terei rivais fortes dos Estados Unidos, Peru, México e Venezuela. Imagino que haverá entre 15 e 20 atletas no meu peso, mas confio no meu rendimento e na tradição do nosso País'', afirmou.
O lutador lembrou que no Pan do Rio o Brasil foi o segundo colocado em medalhas, ficando só atrás de Cuba. ''E no Pan de Taekwondo, na Argentina, em 2006, fomos os primeiros colocados por equipe'', acrescentou. Diogo e Natália viajam domingo para o Rio de Janeiro, onde ficarão treinando até quarta-feira, quando partem para a Colômbia. Também irão o paulista Márcio Wenceslau (até 58 kg) e a gaúcha Débora Nunes (até 54 kg).

mockup