No próximo sábado, às 16 horas, no Estádio Joaquim Américo, o campeão paranaense será conhecido. Ontem, o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Rolim de Moura, apresentou o troféu ‘‘A Consagração da Vitória’’, que será concedido a Atlético ou Coritiba pela conquista do título desta temporada. A FPF também premiará com troféus ao artilheiro e ao goleiro menos vazado.
A obra criada pela escultora paranaense Maria Inez Palma foi confeccionada com placas de aço de carbono cortadas e moldadas na forma de duas labaredas estilizadas e submetidas a banhos, cromagem e latonagem. Sobre as chamas repousa a bola, de tamanho oficial, feita em resina e pintada na cor bronze.
O campeão levará a taça banhada a ouro, de aproximadamente sete quilos e com um metro de comprimento. Para o segundo colocado restará o consolo de um troféu de prata, de tamanho médio.
O artilheiro e o goleiro menos vazado receberão respectivamente um troféu dourado na forma de uma chama única, também com uma bola no topo, pintada na cor cobre.
A premiação não ficará por aí. Todos os jogadores campeões e vices receberão medalhas. O Atlético solicitou 80 medalhas para serem distribuídos entre todos aqueles que trabalharam nesta temporada. O Coritiba, mais modesto, 50. A FPF promete cumprir os pedidos das equipes.
A escultora se inspirou na disputa para fazer sua criação. ‘‘Busquei expressar o sentimento dos jogadores através da competição. A bola em bronze representa o tempo que ela passou rolando nos gramados até se chegar ao campeão da temporada’’. Maria Inez, no entanto, não revela o time do seu coração.
O presidente Moura, após a apresentação dos troféus, fez questão de elogiar o Campeonato Paranaense de 2000. ‘‘Esta foi a melhor competição da década. Agora vamos entrar nos últimos preparativos para preparar a festa do campeão’’, disse ele.

mockup