No último confronto dos dois times no estádio atleticano, Furacão ganhou por 2 a 1
No último confronto dos dois times no estádio atleticano, Furacão ganhou por 2 a 1 | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube/16-04-2017



Além de ter que vencer o Atlético para continuar com chances de chegar à semifinal do returno do Campeonato Paranaense, o Londrina tem mais uma motivação para o confronto contra o Rubro-negro, domingo (18), na Arena da Baixada: quebrar um jejum de mais de 14 anos sem vencer o rival em Curitiba.

A última vez que o Tubarão ganhou do Atlético na capital foi no dia 4 de dezembro de 2003, pela Copa Sesquicentenário, competição realizada pela Federação Paranaense de Futebol para comemorar os 150 anos de emancipação política do Paraná e da qual quase ninguém lembra mais.

A partida foi disputada no CT do Caju e o LEC ganhou por 2 a 0 no tempo normal. Como o Rubro-negro havia vencido a primeira partida em Londrina por 2 a 1, o jogo foi para a prorrogação – não havia o critério de saldo de gols. O regulamento previa o gol de ouro e o Atlético, representado por seu time B, venceu no tempo extra com um gol de Selmir e se classificou para a semifinal. O Alviceleste era dirigido pelo técnico Luíz Muller e tinha como destaques o goleiro Marcelo, o zagueiro Dé, o volante Rocha e o atacante Paraguaio.

De lá para cá, o Londrina jogou 13 vezes contra o Atlético em Curitiba. Foram dez derrotas e três empates. No ano passado, as equipes se enfrentaram duas vezes na Arena da Baixada. Na primeira fase do Estadual, empate por 0 a 0. No jogo de ida da semifinal, o Atlético ganhou por 2 a 1.

Outro tabu que o LEC tenta quebrar é de nunca ter vencido na Arena da Baixada, inaugurada em 1999. Uma vitória no domingo deixa o LEC ainda na briga para avançar no Estadual e acabaria também com o jejum da era SM Sports, que assumiu o futebol do Londrina em 2011, de jamais ter conseguido uma vitória na capital diante de Atlético, Coritiba ou Paraná Clube.

Na luta para chegar à semifinal no grupo B, faltando duas rodadas, o Atlético lidera com nove pontos, o Toledo tem sete e o Londrina soma quatro.

Desfalque
O zagueiro Dirceu é mais um a ocupar o departamento médico do Londrina. Após um exame de imagem, foi diagnosticada uma lesão muscular na panturrilha da perna direita e o capitão deve ficar pelo menos quatro semanas afastado das atividades. Com isso, Luizão será titular ao lado de Lucas Costa no domingo. Além de Dirceu, o técnico Marquinhos Santos já não pode contar com Germano, Silvio, Jardel, Igor Miranda, Del'Amore e Keirrison, todos machucados.