SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - As últimas semanas marcaram intensas mudanças no elenco do Corinthians. Com as chegadas de Giuliano, Renato Augusto, Willian e Roger Guedes, quatro reforços de peso, o técnico Sylvinho se viu obrigado a mudar o sistema tático da equipe.

Com isso, quem perdeu espaço foi o volante Victor Cantillo —protagonista na montagem do time nos primeiros meses de trabalho da comissão técnica. Ele estará novamente fora da equipe titular, desta vez contra o América-MG às 18h15 deste domingo (19), em que o quarteto recém-chegado deverá estrear junto.

Se antes o colombiano era o pilar da construção das jogadas pelo meio de campo do Corinthians com três volantes —dois deles atuando na proteção do camisa 24—, hoje o panorama é diferente. Com Giuliano e Renato Augusto, Sylvinho abandonou o esquema antigo, tirou o protagonismo dos pontas e focou em um jogo de posse de bola.

A consequência direta foi a ida de Cantillo para o banco de reservas. Afinal, ele jogava como primeiro volante e era o único responsável pelas invertidas de jogo e passes em profundidade aos atacantes de beirada de campo. Sem mais essa necessidade no jogo coletivo do Corinthians, a característica do colombiano deixou de ser uma necessidade.

Além dos reforços contratados pela diretoria, Cantillo perdeu espaço para Roni, Gabriel, Araos, Xavier e já vê até mesmo o garoto Du Xavier aparecer como uma ameaça. O camisa 24 corintiano jamais deixou de ser relacionado, exceto em caso de lesão, mas não entra em campo há cinco rodadas e não é escalado como titular desde o dia 8 de agosto, quando o Corinthians perdeu para o Flamengo, por 3 a 1, na Neo Química Arena.

No passado, o próprio Sylvinho explicou que, sob seu comando, Cantillo briga por vaga no time como primeiro volante. Isso porque, embora não tenha o desarme e a marcação como características, o camisa 24 é um organizador e tem facilidade com os passes longos. Neste momento, não são qualidades buscadas pela comissão técnica para o dono da posição.

Nos treinos desta semana, o técnico alvinegro tem escalado junto o quarteto de reforços. A equipe que enfrenta o América-MG ainda deverá ter Gil, de volta após cumprir suspensão, e Jô, antes liberado devido ao falecimento do sogro. Adson, Roni e Ruan Oliveira estão vetados pelo departamento médico. Assim, a escalação corintiana deverá ser a seguinte: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel; Willian, Giuliano, Renato Augusto e Róger Guedes; Jô.

Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Horário: 18h15 (de Brasília) deste domingo (19)

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)

VAR: Wagner Reway (PB)

Transmissão: Premiere