A forçuda tenista francesa Amelie Mauresmo tornou-se a maior sensação do Aberto da Austrália ao surpreender favoritas e chegar a final do torneio, depois de derrotar o número 1 do mundo, a norte-americana Lindsay Davenport por 4/6, 7/5 e 7/5. Na final, amanhã, irá enfrentar a atual campeã do torneio, a suíça Martina Hingis, nº 2, que passou fácil por Monica Seles, nº 6, nas semifinais, ao marcar 6/2 e 6/4.
Com 19 anos de idade, e uma carreira de sucesso como juvenil, Amelie Mauresmo revelou, após derrotar Davenport, seu objetivo de transformar-se na jogadora mais forte do circuito, uma ‘‘super-tenista’’. Para isso, passa horas em exercícios de musculação e ganhou uma potência incrível em seus golpes, o que levou a número 1 do mundo a fazer comentários curiosos. ‘‘Em alguns momentos da partida pensei estar jogando contra um homem’’, disse Davenport, a grandalhona líder do ranking feminino. ‘‘Ela (Mauresmo) bate mais forte na bola do que qualquer outra mulher que enfrentei.’’
Bonita, de olhos azuis, agora com a cor mais acentuada, pois está jogando de lentes de contato e não mais de óculos, Amelie Mauresmo não se importa com os comentários de que está forte como um homem. Homossexual assumida, está em Melbourne acompanhada da namorada Silvie, que inclusive participou da entrevista coletiva, após a partida. ‘‘Minha namorada ajuda-me muito nas horas em que preciso relaxar, como agora em que terei de esperar a decisão de sábado’’, comentou Mauresmo para os jornalistas. ‘‘É importante também ter o apoio do meu técnico, sempre comigo.’’
France PresseTalento suecoThomas Enqvist comemora os 3 a 0 sobre o equatoriano LapenttiA suíça Martina Hingis não precisou fazer muita força para derrotar Monica Seles por 6/2 e 6/4 e colocar-se mais uma vez na final do Aberto da Austrália. Campeã nos últimos dois anos, ela entra mais uma vez como favorita na disputa do título e diz estar satisfeita por não ter de enfrentar Lindsay Davenport.
Lapentti perde - O sonho do equatoriano Nicolas Lapentti de conquistar o título do Aberto da Austrália deste ano terminou nas competentes raquetadas do sueco Thomas Enqvist, que, na semifinal de ontem, venceu o tenista equatoriano por 3 sets 0, parciais de 6/3, 7/5 e 6/1, com uma qualidade incrível de jogo. Lapentti viveu dias de sonho em Melbourne. Jamais tinha chegado tão longe em um torneio do Grand Slam.
A final masculina será domingo e o segundo finalista sairia na madrugada de hoje, após a partida entre o russo Yevgeny Kafelnikov, nº 10, e o alemão Tommy Haas.France PresseRevelação francesaAmelie Mauresmo festeja vitória sobre a nº 1 Lindsay DavenportAgência Estado

mockup