STJD suspende partidas da Série C
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Thiago Mossini<br> Reportagem Local 
As partidas entre Caxias e Toledo, marcadas para domingo, às 15 horas, e Marcílio Dias x Brasil (RS), que também aconteceria no domingo, às 16 horas, ambas válidas pelo grupo 24 da Série C do Campeonato Brasileiro, estão suspensas por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). É o que informou à Folha ontem o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, autor do pedido de suspensão dos jogos, autorizado pelo presidente do órgão, Rubens Approbato Machado.
O recurso é apenas um dos vários impetrados ontem no tribunal relacionados ao polêmico jogo entre Toledo e Marcílio Dias, que terminou empatado em 0 a 0, classificou as duas equipes para a segunda fase da Terceirona e gerou a desconfiança de que houve acerto.
As denúncias são baseadas nas declarações do volante Rafinha, do time paranaense, após o jogo, dando a entender que o empate sem gols que classificou os dois times foi combinado. O resultado levou os rivais a nove pontos na tabela, eliminando Inter de Santa Maria-RS, com oito pontos, e Engenheiro Beltrão, com seis, outros integrantes do Grupo 15.
Schmitt pediu a repetição das duas partidas de domingo passado e denúnciou o jogador no artigo 275 do CBJD - ''proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, com o fim de alterar resultado de competição''. O processo pode até resultar na exclusão de Rafinha do futebol. O técnico do Marcílio, Sérgio Ramirez, também foi denunciado. Ele é acusado de ser o responsável por ter retardado o início do segundo tempo. O time catarinense entrou em campo atrasado e com um uniforme semelhante ao toledano.
Paralelamente às denúncias do procurador geral, Inter e Beltrão também protocolaram suas reclamações. Os gaúchos pedem a exclusão dos dois times envolvidos na suposta fraude e a suspensão dos jogos do próximo domingo, já concedida. Já o Beltrão pediu a nulidade das partidas disputadas na rodada passada e a eliminação das duas equipes. ''Pela moralidade do futebol, tem que ocorrer a eliminação'', argumentou o presidente do Beltrão, Luís Heitor Linhares.
Rafinha está proibido de dar entrevistas para evitar novas polêmicas. O jogador não foi punido e treina normalmente.


