STJD decide realização de terceiro jogo
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ratificou a decisão do Clube dos 13 e determinou a realização de um terceiro jogo entre Vasco e São Caetano para resolver o título da Copa João Havelange. Na tarde de segunda-feira, o Comitê Executivo do Clube dos 13 entidade que agrega os 20 maiores times do País e que organizou a Copa JH formalizou a decisão sobre um novo confronto, marcado para o dia 18, às 16 horas, no estádio do Maracanã. Clube paulista vai tentar adiar esta data.
Ontem, nove auditores do tribunal avaliaram os incidentes ocorridos no estádio de São Januário, no dia 30 de dezembro, quando, aos 23 minutos do primeiro tempo da segunda final da competição, a grade da arquibancada desabou, deixando 210 feridos.
O Vasco, mandante da partida, não foi responsabilizado pela tragédia e, portanto, escapou da incursão no artigo 299 do CBDF (Código Brasileiro Disciplinar do Futebol) que pune com perda de pontos o clube que impedir ou der causa à suspensão da partida.
O STJD determinou ainda que o Clube dos 13 reserve 20% dos ingressos para o São Caetano.
Na defesa do São Caetano, o advogado do clube, João Zanforlin, lançou mão do regulamento do campeonato, do CBDF (Código Brasileiro Disciplinar do Futebol) e das normas orgânicas do futebol estas redigidas, entre outros, pelo presidente da Federação de Futebol do Rio, Eduardo Viana, que defendeu o Vasco ontem.
Pela legislação, o clube que deu causa à paralisação do jogo deveria ser punido com a perda dos pontos, o que daria o título brasileiro ao São Caetano.
O São Caetano se curva à decisão da Justiça Desportiva e não irá recorrer à Justiça comum, disse Zanforlin após o julgamento.
O clube paulista vai, pelo menos, tentar adiar a realização da final, programada pelo Clube dos 13 para o dia 18, quinta-feira.
O presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza, afirmou ontem que sua equipe precisará de pelo menos uma semana para se preparar para o jogo.
Diferentemente do Vasco, que cassou parte das férias dos seus atletas, o clube paulista resolveu manter sua programação, apesar da iminência de um tira-teima. Os atletas do São Caetano se reapresentam amanhã para avaliação física e voltam a treinar na sexta.
Uma das ameaças à realização de uma nova final começou a ruir ontem. O Sindicato de Atletas do Estado do Rio, que prometera ir à Justiça contra a cassação das férias dos vascaínos, deve desistir da idéia.
O Sindicato dos Atletas em São Paulo comunicou, na tarde de ontem, que deverá manter sua idéia de ir à Justiça para defender o direito a um mês de férias dos jogadores do São Caetano.





