Stefani vence após erro de Pamplona
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de julho de 1998
Da Redação 
O goiano Tom Stefani (Texaco/Amir Nasr) venceu ontem a sexta etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, disputada em Brasília, no Distrito Federal. O tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, que era um dos destaques da prova, terminou em décimo lugar. Fiquei feliz de assistir à corrida de dentro do carro. Senti a evolução dos pilotos e da categoria, declarou Piquet.
Tom largou em segundo e assumiu a liderança ainda na primeira volta, aproveitando o erro de Duda Pamplona, que largou na pole e teve problemas com seu Dallara/Opel, que patinou na largada, fazendo com que ele caísse para a oitava posição. Duda iniciou uma corrida de recuperação que o levaria ao quarto posto no final da corrida.
A prova, a mais emocionante da temporada, foi marcada pelo duelo entre Pamplona e o paraibano Valdeno Brito. Os dois disputavam a sexta colocação ainda na primeira metade da prova, quando o piloto paraibano fechou a porta para Pamplona, na tentativa de impedir a ultrapassagem. Valdeno repetiu a manobra diversas vezes e os dois carros chegaram a tocar rodas. A atitude do paraibano foi considerada antidesportiva pelos comissários, que o puniram com um time-penalty, obrigando-o a uma parada de 10 segundos nos boxes. Foi muito perigoso isso que ele fez. Em alguns momentos os carros se tocaram em pontos de altíssima velocidade, reclamou Duda, que chegou com o bico de seu chassi Dallara quebrado e marcas de batidas na lateral e nas rodas do carro.
O argentino Nestor Furlan conquistou o segundo lugar em Brasília e permanece líder do campeonato, com 100 pontos. O também argentino Martin Basso, companheiro de equipe de Furlan, conquistou o terceiro lugar, se classificando à frente de Duda Pamplona (Bra), Rodrigo Sperafico (Bra), Ricardo Sperafico (Bra), Jaime Melo Jr. (Bra), Leonardo Nienkotter (Bra), Valdeno Brito (Bra) e Nelson Piquet (Bra), que pela ordem completaram as dez primeiras colocações da prova.
Com a vitória no Distrito Federal, Tom Stefani manteve a invencibilidade dos brasileiros nas provas do Campeonato Sul-Americano disputadas no Brasil este ano. A missão dos brasileiros agora é quebrar um tabu inverso: o argentino Furlan, líder da classificação, venceu as três provas disputadas fora do Brasil em 1998. A primeira chance de alcançar esta meta será no próximo dia 2 de agosto, em Posadas, na Argentina, onde será disputada a oitava etapa do certame.
A classificação do Campeonato está assim: 1º) Gabriel Furlan (ARG), 100 pontos; 2º) Tom Stefani (BRA), 66; 3º) Duda Pamplona (BRA), 51; 4º) Rodrigo Sperafico (BRA), 50; 5º) Leonardo Nienkotter (BRA), 49; 6º) Ricardo Sperafico, 42; 7º) Jaime Mello, 40; 8º) Martin Basso (ARG), 27; 9º) Valdeno Brito (BRA), 21; 10º) Daniel Belli (ARG), 16 pontos.
F-RenaultOs brasileiros voltaram a se destacar na Fórmula Renault ontem, no circuito de Monza, na Itália, onde foi disputada a sétima etapa do Campeonato Europeu da categoria. O paulista Giuliano Losacco e o sul-mato-grossense Hoover Orsi (Renault) voltaram a pontuar. Losacco terminou a prova na segunda colocação e Hoover chegou em quarto. A vitória ficou com o piloto italiano Babalus, atual campeão da Fórmula Campus em seu país, que largou na pole position. Entre os dois brasileiros chegou o francês Bruno Besson, na terceira posição. A próxima etapa do Europeu de Fórmula Renault acontece no próximo dia 31 de agosto, no circuito de Hungaroring, na Hungria.


