A diretoria do Sport ameaça recorrer à Justiça Esportiva para tentar impedir a realização dos próximos jogos das quartas-de-final do Brasileiro contra o Santos na Vila Belmiro. O clube pernambucano considera o estádio santista ‘‘inseguro e com capacidade de público inferior a 25 mil pessoas’’, mínimo exigido pela CBF para esta fase da competição.
Um documento solicitando a transferência do local dos jogos foi encaminhado ontem pelo Sport à CBF, por meio da Federação Pernambucana de Futebol. Nele, o clube solicita os borderôs dos jogos da equipe paulista realizados na Vila desde 95 para tentar comprovar que o estádio não comporta o público exigido.
‘‘Vamos mostrar que, além da falta de segurança, o estádio não tem capacidade para abrigar tantos torcedores’’, disse o vice-presidente do Sport, Vanderson Lacerda. Segundo ele, caso a resposta da CBF não seja favorável ao time pernambucano e os argumentos ‘‘não forem convincentes’’, o clube pode recorrer à Justiça Esportiva. ‘‘Não descartamos essa possibilidade.’’
A preocupação do Sport com a segurança dos jogadores e comissão técnica surgiu após a confusão ocorrida na primeira partida entre os times, domingo, na Ilha do Retiro, no Recife. Jogadores santistas, jornalistas e policiais militares trocaram agressões em campo aos 31 minutos do segundo tempo, após a marcação de um pênalti a favor do Sport.
Santos - Depois de tanto trabalho para liberar a Vila Belmiro para as partidas do playoff, os santistas temem que o jogo contra o Sport seja transferido para o Pacaembu, como pretendem os dirigentes do clube pernambucano. ‘‘Não haverá problemas com a segurança, como nunca houve em nossa gestão e não há com o que se preocupar’’, disse ontem o vice-presidente do Santos, José Paulo Fernandes, garantindo que a partida será disputada na Vila.
Também os jogadores contam com o estádio lotado por torcedores santistas para incentivar a equipe, que ficou numa situação mais complicada com a derrota por 3 a 1 contra o mesmo Sport no domingo. ‘‘Vai ser uma guerra, mas dentro de campo e na busca de uma vitória, que é o único resultado que nos interessa’’, disse o zagueiro Argel.