Sorteio define grupos do Mundial de Clubes
Rio, 14 (AE) - A partida Real Madrid x Al Nassr vai abrir a Primeira Edição do Mundial de Clubes - que será realizado a partir de janeiro no Brasil. O time espanhol, campeão europeu e da Copa Toyota em 98, enfrentará o representante asiático, dia 5, no Morumbi, pelo Grupo A da competição internacional. A mesma chave de Corinthians e o representante da Concacaf, que só será definido em dezembro. Vasco, Manchester United (Inglaterra), Necaxa (México) e South Melbourne (Austrália) disputarão o Grupo B, com sede no Maracanã. O sorteio dos grupos foi definido há pouco após sorteio no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Muitos detalhes ainda precisam ser urgentemente resolvidos para a realização do Mundial. O Estádio do Morumbi, por exemplo, precisa ter concluídas várias reformas para se adaptar às normas exigidas pela Fifa. Entre elas, a construção de dois novos vestiários, tribuna de imprensa para 200 pessoas, a implantação de 35 mil assentos nas arquibancadas e a reforma de todos os sanitários do anel intermediário. O custo para todas as obras, financiado pela CBF, será de R$ 1,28 milhão. O Maracanã também não está pronto. O estádio terá de receber 65 mil assentos em suas arquibancadas.
Os critérios para determinar quem deve participar do concorrido torneio já está sendo revisto. A confusão começou com a escolha de Vasco, campeão da Libertadores de 98, e não do Palmeiras, atual vencedor da competição. Agora, o secretário-geral da Fifa, o alemão Michel Zen-Ruffinen, está estudando outras alternativas para definir os participantes. Para a próxima edição, em 2001, a América do Sul deverá enviar o Campeão da Libertadores e da Copa Mercosul do ano 2000. É certo, pelo menos, que o novo Mundial enterra definitivamente a Copa Toyota. A última edição será disputada entre Manchester United e Palmeiras, 30 de novembro.





