Em tempos de pandemia, a solidariedade é o melhor remédio. Diretamente afetados com a suspensão do calendário, em razão do coronavírus, vários clubes paranaenses estão usando as suas marcas, o prestígio e a visibilidade para ajudarem quem mais precisa nesta crise.

Ação, que contou com a participação do elenco do Coritiba, resultou em oito toneladas de alimentos
Ação, que contou com a participação do elenco do Coritiba, resultou em oito toneladas de alimentos | Foto: Coritiba Foot Ball Club

O Londrina lançou a campanha Corrente do Bem, em que o clube oferece as suas redes sociais oficiais para que pequenos e médios empreendedores, além de profissionais autônomos, possam divulgar seus produtos e serviços de forma gratuita.

"Qualquer boa ação neste momento pode significar muito para quem precisa. E foi pensando nisso que tivemos essa iniciativa de colocar nossas redes sociais à disposição do nosso torcedor, principalmente a quem estiver sendo diretamente afetado pelos impactos econômicos", ressaltou o presidente Felipe Prochet.

"Sabemos que os canais oficiais do clube têm um grande alcance. Então eles podem ser uma boa alternativa, não só ao nosso torcedor, mas a todo o povo de Londrina e região, para que consigam movimentar seus negócios e serviços", prosseguiu o presidente alviceleste.

No fim de março, o LEC havia feito a doação de 30 colchões para a Secretaria Municipal de Assistência Social para o atendimento a moradores de rua da cidade. O clube também colocou o estádio VGD (Vitorino Gonçalves Dias) à disposição das autoridades municipais como ponto de apoio, caso haja necessidade, para suporte a profissionais de saúde e atendimento para pacientes infectados pela Covid-19.

Uma ação que envolveu o elenco profissional, membros da comissão técnica e outros colaboradores permitiu ao Coritiba adquirir quatro toneladas de alimentos, o equivalente a 400 cestas básicas.

Os produtos serão distribuídos a 150 colaboradores terceirizados do clube, que prestam serviços nos dias de jogos no estádio Couto Pereira. Com a suspensão de todas as competições, estas pessoas ficaram sem trabalho e sem os pagamentos. Outras seis instituições solidárias da capital também receberão parte dos alimentos.

Com o uso de máscaras de proteção obrigatório em muitas cidades do Estado, o Paraná Clube lançou um kit do produto, personalizado com as cores e os símbolos do clube. O objetivo é conscientizar o torcedor tricolor sobre a importância do uso de máscara e também agir de forma solidária.

O kit com três peças custa a partir de R$ 25 e parte da arrecadação será destinada para a compra de cestas básicas para assistir a moradores da Vila Torres, bairro carente da capital.

AJUDA UNIVERSITÁRIA

Nos Campos Gerais, o Operário se uniu a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) na divulgação de informações sobre o coronavírus, além de maneiras de ajudar o próximo, por meio das redes sociais das duas instituições.

“Durante esse período difícil para o país e para o mundo todo, precisamos nos ajudar. A UEPG tem feito ações muito importantes para a cidade e a região dos Campos Gerais, ajudando diretamente no combate ao coronavírus. Ficamos felizes em poder ajudar divulgando essas ações”, afirmou ao site oficial do Operário Álvaro Góes, presidente do grupo gestor do clube.

A UEPG criou um site que reúne todas as ações e notícias sobre a Covid-19, além de editais de extensão e voluntariado e da campanha de arrecadação para a compra de cestas básicas.