Começa hoje na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba, o 19º Concurso de Saltos Nacional Cidade de Curitiba. Com a participação de mais de 100 inscritos, o torneio é um dos mais tradicionais eventos hípicos nacionais. Neste ano, a competição vai servir de seletiva para os Sul-Americanos de Mirins, Juniores e Jovens Cavaleiros quer serão disputados em outubro, na cidade chilena de Concepción. O Paraná estará representado por 25 conjuntos, nas três categorias.
As provas começam pela manhã e prosseguem até domingo com entrada franca. Entre os candidatos às vagas para o Sul-Americano, estão duas amazonas paranaenses, Gabriela Bauer Silva e Bruna Carlson. Elas estarão competindo na categoria Júnior, com obstáculos de 1,50m.
Para a seletiva do Sul-Americano, a Confederação Brasileira de Hipismo definiu que serão disputadas cinco provas, sendo que apenas quatro resultados serão utilizados para a classificação dos atletas. Nas três etapas que já foram realizadas, o Paraná esteve bem na categoria Júnior, onde as amazonas Bruna Carlson e Gabriela Bauer Silva se mantém nas primeiras posições do ranking. Entre os Jovens Cavaleiros o destaque é o brasiliense Flávio Grillo Araújo, que tem mais de 30 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Na categoria Mirim, a paulista Mariana Schilis lidera com os dois cavalos com os quais disputa o ranking. Em terceiro está o carioca Abrahão Carvalho da Silva.
A categoria Mirim é disputada entre competidores com até 14 anos, que saltam obstáculos armados a 1,20m. Os Juniores, até 18 anos, enfrentam saltos de 1,30m. A categoria Jovens Cavaleiros (16-21anos e 1,40m) foi idealizada para cavaleiros e amazonas que, aptos a deixar a categoria júnior, ainda não estavam prontos para enfrentar a Sênior, cujos obstáculos são armados a 1,50m.