Só vitória mantém LEC na rota da classificação
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de novembro de 2001
Claudemir Scalone<br>De Londrina 
O Londrina tem a obrigação de fazer hoje a ''lição de casa'' se quiser manter suas chances de classificação para a segunda fase da Série B do Campeonato Brasileiro. Somente a vitória sobre a Desportiva Ferroviária-ES hoje, às 20h30, no Estádio do Café, deixará o Tubarão em boas condições de lutar por uma das quatro vagas qualificatórias do Grupo B. A CBF chegou a marcar o jogo para as 21 horas, mas a diretoria do Londrina conseguiu ainda ontem antecipar a partida em meia hora.
As duas equipes somam 28 pontos e estão ao lado do Vila Nova-GO. A diferença é que o Vila Nova tem uma vitória a mais (9) e ocupa a sexta posição, seguido da Desportiva (8) e do Londrina (o nono colocado, com 7 vitórias). O empate hoje é ruim para os dois times. A vitória combinada a tropeços de outros concorrentes à vaga pode deixar o Londrina mais próximo da zona de classificação. O Avaí, que ocupa o quarto lugar com 32 pontos, joga fora de casa contra o Criciúma (23). O Bragantino (29) enfrenta o lanterna Serra (18) em Cariacica-ES. O União São João (31) tem jogo difícil amanhã contra o líder Caxias (41), fora de casa. Tem o outro da lado da moeda também: a derrota pode implicar no retorno do Londrina à zona do rebaixamento.
Mais essa situação não passa pela cabeça do técnico Freitas Nascimento e nem dos jogadores. ''Precisamos da vitória para nos manter vivos na competição. Sabemos que precisamos fazer o dever de casa e ganhar as três partidas no Café, mas primeiro temos de pensar na Desportiva'', afirmou Nascimento, prevendo mais uma decisão para o seu time.
Por isso, o técnico decidiu alterar a tática utilizada nos dois últimos jogos com três atacantes. O meia Nem, artilheiro do time com 12 gols, que vinha jogando no ataque deve ser recuado para o meio-campo. Gil e Anselmo, que esteve ameaçado de perder a vaga no time titular, ficarão mais à frente. O Londrina não contará com o zagueiro Vanderlei (expulso domingo) e o volante Sidiclei (suspenso pelo terceiro cartão amarelo). O miolo de zaga será formado por Dé e Aderaldo, que retorna ao time. Na cabeça-de-área, entra Pires.
O volante Edmílson diz que a perda da invencibilidade de dez partidas não vai afetar o rendimento do time. ''Sabíamos que um dia isso ia acontecer. Só não podemos perder em casa. Até o empate é ruim.'' Para o atacante Gil, o Londrina deve buscar a vitória sem desespero. ''Só depende da gente conseguir a classificação. Precisamos vencer, mas jogando com tranquilidade.''
A Desportiva acumula uma série de quatro jogos sem vitória mas mesmo assim sonha com uma vitória hoje sobre o Londrina para manter-se na briga pela classificação. O técnico Marcos Nunes, que fala em surpreender o Tubarão, terá o retorno do zagueiro Fábio e decidiu fixar o garoto Marcelo, 18 anos, no miolo de zaga. A única dúvida é o atacante Admílson, que sente uma contusão, e pode ser substituído por Janílson.


