Dois tricolores foram destaque na rodada de abertura do Campeonato Paranaense da Série A-1 (primeira divisão). O Francisco Beltrão, apelidado de ‘‘Tricolor do Sudoeste’’, goleou o Iraty, ontem à tarde no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão, por 4 a 1, largando o Estadual na primeira colocação pelos critérios de desempate. O Apucarana, ‘‘Tricolor da Cidade Alta’’, venceu em casa o União Bandeirante por 1 a 0. No outro jogo da rodada, Operário e Batel empataram em 0 a 0, em Ponta Grossa.
Além de golear o Iraty, o Beltrão atraiu ainda o melhor público da rodada. Apesar de o clube não ter divulgado o borderô da partida, cerca de sete mil torcedores foram ao Estádio Anilado atraídos por um sorteio de prêmios antes do jogo. A goleada começou a ser construída ainda no primeiro tempo com gols de Alexandre (14), Cláudio Freitas (26) e Alex (26). O Iraty descontou com um pênalti cobrado por Lelo (38). O último gol foi marcado por Gutti (49) cobrando falta no 2º tempo.
Apucarana e União fizeram um jogo equilibrado. As melhores oportunidades de gol foram criadas no 1º tempo, pelo União que, com Araxá e Roni, desperdiçou dois grandes lances. Depois de muito insistir em jogadas de linha de fundo, o Apucarana conseguiu marcar aos 35 minutos. Alexandre Kunta cobrou escanteio da direita, Benson desviou de cabeça e Júlio apareceu para tocar de cabeça. Apesar da vitória, o Apucarana ficou sem a renda de R$ 8.734,00, confiscada por oficiais de justiça devido a dívidas do clube.
Em um jogo bastante truncado, com um esquema defensivo adotado pelas duas equipes, Operário e Batel de Guarapuava não marcaram gols em Ponta Grossa. Apesar dos inúmeros passes errados, o Operário conseguiu criar mais chances de gol, mas sem sucesso. Para Agenor Picinin, técnico do Operário, o empate serviu para testar a disposição e o desempenho dos jogadores em uma partida oficial.
A competição prossegue na quarta-feira com Coritiba x Matsubara. União e Atlético também jogariam na quarta-feira, mas o rubro-negro não aceitou jogar no interior porque no domingo terá clássico contra o Coritiba pela Copa Sul. O Paraná Clube, também envolvido na Copa, só estréia na competição no dia 17 recebendo o Apucarana. O segunda rodada, no domingo, marca a estréia de Matsubara e Rio Branco na Série A-1. Os jogos: Matsubara x Ponta Grossa, União x Francisco Beltrão e Iraty x Rio Branco. Os doze clubes disputarão um turno único, classificando-se os oito primeiros para os playoffs (mata-mata) da segunda fase.

mockup