O Atlético Paranaense enfrenta o Fluminense hoje, às 20h30, em Curitiba, buscando uma vitória para ‘‘sair de férias’’ mais tranquilo na Copa João Havelange. Depois da partida desta noite, o rubro-negro só volta a jogar no dia 5 de novembro, contra o Vitória-BA, também em Curitiba.
Os jogadores sabem que é importante uma vitória para que a equipe fique bem colocada e não despenque na tabela no período em que estiver parada. Hoje o Atlético está na sexta posição, com 28 pontos ganhos, mas já fez um jogo a mais que a maioria dos times que estão entre os 12 primeiros. ‘‘Com certeza alguns times vão passar na nossa frente neste período em que a gente não jogar. Por isso, é importante vencermos o Fluminense para ficarmos mais perto dos primeiros’’, disse o meia Kelly.
O Furacão quer vencer também para ganhar vantagem sobre um concorrente direto na briga por uma vaga na outra fase. O Fluminense está na quinta posição, com os mesmos 28 pontos do Atlético, mas leva vantagem no saldo de gols, além de ter feito uma partida a menos. ‘‘É um jogo de seis pontos, em que uma vitória nos coloca em boa condições para buscar a classificação’’, disse o volante Clóvis.
Para atingir todos os objetivos, o rubro-negro não espera moleza. O técnico Antônio Lopes, que conhece bem o futebol carioca, já avisou os seus comandados de que o adversário de hoje é ‘‘um time certinho’’. ‘‘O Valdyr Espinosa tem armando bem o Fluminense e vai ser um adversário difícil de ser batido’’, observou o treinador.
Lopes espera ver o Atlético em cima do time carioca. Tanto que até vai abrir mão da experiência e da melhor qualidade técnica do meia Valber para escalar a velocidade e movimentação do atacante Rinaldo, que jogará ao lado de Kléber. Rinaldo deverá cair pelos dois lados do campo para dificultar a marcação e abrir espaços na área adversária.
Além dessa alteração, Lopes também será obrigado a mudar no meio. O volante Marcus Vinícius, com contratura na coxa esquerda, fica de fora para a entrada de Clóvis, que ganha uma nova chance entre os titulares sob os elogios de Lopes. ‘‘Ele tem demonstrado ser um excelente marcador’’.