Os clubes do futebol paranaense estão autorizados a voltar aos treinamentos. Após o pedido protocolado pela FPF (Federação Paranaense de Futebol) na última semana, a Sesa (Secretaria da Saúde) atendeu a solicitação e liberou os treinos presenciais. O Londrina ainda prefere aguardar uma definição do calendário e mantém os jogadores em casa e realizando treinos remotos.

Imagem ilustrativa da imagem Sesa libera treinos, mas LEC segue com trabalhos remotos

As atividades de campo no Estado estavam suspensas desde a segunda quinzena de março, em razão da pandemia do coronavírus. A liberação por parte da Sesa obriga os clubes a cumprirem as regras de segurança, como testes da Covid-19 nos atletas e demais profissionais, assim como treinos em pequenos grupos, higienização dos locais de trabalho e outros protocolos contidos na resolução da Sesa 338/2020. A autorização não permite a realização de jogos.

O gestor alviceleste Sérgio Malucelli afirmou que ainda acredita ser um risco voltar aos treinos neste momento e, por isso, o clube segue sem movimentação em campo. "Vamos decidir somente após uma definição de como será o Campeonato Brasileiro. É um risco enorme retornar agora para de repente fazer só duas partidas no Paranaense", apontou.

De acordo com o empresário, outra dificuldade do LEC é que a maioria dos atletas mora no CT, que em razão das restrições causadas pela pandemia não poderá ser utilizado na sua totalidade. "80% dos jogadores moram no CT. Não vai poder reabrir a cozinha, o restaurante. O prejuízo para nós será muito grande", frisou.

COXA RETORNA

O Coritiba foi o único time paranaense a voltar aos treinos, na manhã de segunda-feira (25). O clube informou que desenvolveu um protocolo e que as primeiras atividades serão físicas, com os atletas não tendo contato entre si e trabalhando em horários diferentes.

O Coxa revelou ainda que se reuniu com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e também da prefeitura de Colombo, município da região metropolitana de Curitiba, onde está localizado o centro de treinamentos do Aliverde. Na semana passada, o Coritiba realizou exames da Covid-19 nos jogadores e membros da comissão técnica e informou que todas as amostras deram negativas.

Apesar da autorização da Sesa não liberar a realização de jogos, a FPF planeja a retomada da fase final do Campeonato Paranaense para a segunda quinzena de junho, após 20 dias de treinos.

"Acredito que este tempo é muito curto para a volta. Sem falar que os clubes terão muitos custos extra para disputar o restante da competição. Para irmos para Curitiba, por exemplo, teremos que separar a delegação em dois ônibus, no hotel só poderá ficar um jogador por quarto. Realmente vai ser bem complicado", comentou Malucelli.

Leia mais sobre o LEC