Copagril/Marechal, um dos times do Paraná na Liga, está entre os líderes do Estadual
Copagril/Marechal, um dos times do Paraná na Liga, está entre os líderes do Estadual | Foto: Jorgeano Rocha/Copagril

Em meio aos jogos da quinta rodada da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, quatro equipes despontam na briga pelo título. Antes das partidas de quinta-feira (18) à noite, Copagril/Marechal, Cascavel, Foz Cataratas e Pato Futsal estavam praticamente empatados no topo da tabela, com um ponto de diferença entre o primeiro (13) e o quarto colocado (12), e de apenas quatro pontos para o quinto.

O técnico do Copagril, Paulinho Cardoso, estava ausente do Paraná desde 2009, quando deixou o Umuarama, e notou a evolução das equipes do Estado desde então. “Quando retornei, percebi que, por mais que os jogadores que existiam na época já fossem bons, a estruturação tática hoje está muito mais avançada. As equipes estão em um nível superior coletivamente. Os jogos se tornaram mais difíceis”, destacou, elogiando o alto nível técnico do Estadual. “São seis equipes do Paraná na Liga Nacional”, lembrou.

“O nosso elenco é muito qualificado, mas a evolução é diária, porque são muitos jogos. Como a gente vem vencendo, a gente consegue trabalhar melhor as adversidades e pontos fracos da equipe, mas a cada jogo aparecem mais dificuldades”, explicou o treinador da Copagril.

Um dos destaques da última rodada foi o Campo Mourão Futsal, quinto colocado na competição, que acabou com uma invencibilidade de 20 meses do Pato Futsal, atual campeão da Liga Nacional, jogando em casa no Paranaense. Na quarta-feira (17), o time foi ao Sudoeste e venceu por 3 a 2. O técnico do Campo Mourão, Wesley “Alemão” Szabo, destacou a evolução da equipe.

“São 12 atletas novos e demanda tempo até encontrar o equilíbrio necessário. Claro que precisamos de vitórias para aumentar a confiança e elevar o nível da equipe. O Campeonato Paranaense é o mais disputado e equilibrado do País e o menor investimento entre todas as equipes que disputam a Liga Nacional é o nosso, mas com o trabalho dentro de quadra conseguimos equilibrar isso”, relatou Alemão.

“Não dá para escolher ou poupar atletas. Temos que pensar em vencer todos os confrontos, porque no Paranaense são dois turnos, mas quem fica entre os quatro primeiros colocados tem o poder de decidir em casa”, disse o técnico.