Campinas - A Série C do Campeonato Brasileiro começa a ser disputada neste domingo, com a participação de 60 clubes - 10% de participação de paulistas. Quatro vagas deixaram de ser preenchidas. A curiosidade fica por conta do Grupo 2, que tem apenas dois times. Antes mesmo de estrearem, Roraima e o Trem, do Amapá, já estão classificados à segunda fase. Em princípio, a competição teria 64 participantes, mas quatro vagas não foram preenchidas, uma vez que o fato de cada clube ter que bancar a sua participação diminuiu o interesse dos demais.
Divididos em 16 Grupos, as equipes disputam a primeira fase dentro de seus grupos, em turno e returno, e as duas melhores avançam à segunda. Os Grupos 1 e 3 contam com três times cada. O Grupo 1 conta com Rio Branco, do Acre, Grêmio Coariense e Nacional, do Amazonas. No Grupo 3 estão Ji-Paraná, de Rondônia, Cuiabá e União, do Mato Grosso.
Os demais têm quatro cada. São Paulo é o Estado que terá mais participantes: seis. O Grupo 14 é integrado somente por times paulistas: Rio Branco, União Barbarense, União São João e América. Portuguesa Santista e Atlético Sorocaba estão no Grupo 13, junto com o Portuguesa e América, do Rio de Janeiro.
A partir da segunda fase da competição haverá disputa no sistema de mata-mata. De acordo com a tabela divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) todos os jogos serão disputados no domingo.
Série B Portuguesa e Marília se enfrentam hoje, às 20h30, no Canindé, pela Série B do Campeonato Brasileiro, pensando nos três pontos que podem colocar o vencedor no G-8, o grupo dos oito clubes que se classificam para a segunda fase da Série B. As duas equipes têm 18 pontos no campeonato e brigam diretamente por posições. A diferença na tabela está no saldo de gols que coloca a Lusa na 14 colocação, e o MAC em 12º.
O Bahia, terceiro colocado com 29 pontos, recebe o Joinville, 18º com 15, no estádio da Fonte Nova, em Salvador. O time baiano está na espreita para chegar à liderança, depois de vencer os últimos cinco jogos e somar 15 pontos.

mockup