A Série B do Campeonato Brasileiro, que começa nesta sexta-feira (14), vai contrastar o trabalho a longo prazo com o imediatismo. Enquanto clubes como o Londrina, Guarani e Juventude vão estrear seus treinadores na própria competição, fruto das más campanhas nos estaduais e Copa do Brasil, outros apostam na longevidade de seus treinadores para buscar o acesso. Casos de ABC-RN, Criciúma, Mirassol e Ponte Preta, cujos técnicos já completaram ou estão prestes a completar um ano no cargo.

Primeiro adversário do Londrina na Série B, neste domingo, o ABC-RN tem um dos técnicos mais longevos da competição: Fernando Marchiori completou um ano no cargo em março
Primeiro adversário do Londrina na Série B, neste domingo, o ABC-RN tem um dos técnicos mais longevos da competição: Fernando Marchiori completou um ano no cargo em março | Foto: Thiago Lemos /Fotoarena/Folhapress

Entre esses dois extremos, há as equipes que trocaram de comando técnico durante os estaduais ou que iniciaram a nova direção ainda no começo da temporada. O Novorizontino é um caso à parte. Ameaçado de rebaixamento à Série C no ano passado, o clube paulista contratou Eduardo Baptista para a última rodada da Série B e se livrou da queda ao golear o Operário por 3 a 0 em Ponta Grossa (o Fantasma caiu). Baptista foi mantido e chega à competição deste ano sob o respaldo do vice-campeonato da Série A-2 paulista que recolocou o Tigre na primeira divisão do Paulistão.

Eliminado na primeira fase do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil, o Tubarão estreia no Brasileiro com um hiato de 40 dias sem jogos oficiais. Alexandre Gallo assumiu a equipe há um mês, em 14 de março, após ter levado o Cianorte às quartas de final do Estadual. Junto com ele vieram 15 reforços, como Paulinho Moccelin e Higor Leite, que voltam ao clube.

LEIA TAMBÉM:

LEC estreia na Série B no dia 16; CBF divulga primeiras rodadas

Gallo terá uma verdadeira prova de fogo logo na estreia, domingo, diante do ABC, no Café. O clube potiguar, vice-campeão da Série C 2022, está em pleno ritmo. Caiu na semifinal da Copa do Nordeste no último dia 30 de março, quando perdeu para o Sport, decidirá o título do Campeonato Potiguar contra o arquirrival América e disputa a terceira fase da Copa do Brasil (enfrentou o Grêmio no jogo de ida na última quinta-feira). Seu técnico, Fernando Marchiori, completou um ano no cargo mês passado.

Outro "imediatista", o Juventude, rebaixado na Série A de 2022, levou de volta Pintado para tentar o acesso de novo. O treinador havia sido o responsável por levar o clube de Caxias do Sul à elite em 2021 e retornou no mês passado com a missão de reformular o time que fracassou no Gauchão e na Copa do Brasil (eliminado na primeira fase das duas competições). A reestreia de Pintado será neste sábado, quando o Juventude inicia a Série B enfrentando o Botafogo, em Ribeirão Preto.

LEIA TAMBÉM:

Gallo refuta comparações com 2022 e quer LEC talhado para Série B

Mais um treinador que fará sua estreia junto com o time é Bruno Pivetti, do Guarani. Ele foi apresentado ao elenco no dia 27 de março, após as eliminações na primeira fase do Paulistão e na semifinal da Taça Independência de São Paulo. O Bugre abre a Série B nesta sexta, recebendo o Avaí, em Campinas.

os longevos

Assim como o ABC-RN, quem também confia no trabalho a longo prazo são Criciúma, Mirassol e Ponte Preta. Após ganhar fama nacional por ter ficado cinco anos no comando do Londrina, Cláudio Tencati vai trilhando caminho parecido no clube catarinense, onde chegou em maio de 2022. O treinador está em alta no Tigre: acaba de conquistar o título de campeão catarinense, sendo que no ano passado havia levado o clube de volta à primeira divisão estadual. Na Copa do Brasil, o Criciúma caiu na segunda fase em uma disputa acirrada contra o Coritiba, no Couto Pereira (perdeu nos pênaltis).

A Ponte Preta é outra que chega à Série B "com a macaca". A equipe campineira compensou a eliminação precoce na Copa do Brasil (caiu na segunda fase para o Brasil de Pelotas) com a conquista da Série A-2 do Paulista, garantindo o retorno à elite estadual, prioridade do clube. Neste mês, o técnico Hélio dos Anjos conseguiu outra façanha ao completar um ano no comando do time.

Longevidade é também a marca de Ricardo Catalá no Mirassol. O ex-treinador do Operário de Ponta Grossa está no clube desde março do ano passado e ganhou prestígio com o título inédito da Série C de 2022. Tanto que nem a má campanha no Paulistão deste ano - eliminado na primeira fase - interrompeu sua trajetória no clube paulista. O Mirassol não disputou a Copa do Brasil.

Em pouco de mais de um mês de Botafogo-SP, Adilson Batista já é alvo de críticas

Seis clubes vão estrear na Série B com os mesmos técnicos que iniciaram a pré-temporada em janeiro: Avaí (Alex Souza), Ceará (Gustavo Morínigo, ex-Coritiba), CRB (Umberto Louzer), Sport (Enderson Moreira), Tombense (Marcelo Chamusca) e Vila Nova (Claudinei Oliveira).

Os demais seis times mudaram o comando ao longo dos estaduais. São eles Atlético-GO (Mozart), Chapecoense (Argel Fuchs), Botafogo-SP (Adilson Batista), Ituano (Gilmar Dal Pozzo), Sampaio Corrêa (Evaristo Piza) e Vitória (Léo Condé). Talvez o mais bem-sucedido seja Gilmar Dal Pozzo, que assumiu o Ituano na oitava rodada do Paulistão, no final de fevereiro, e chegou à semifinal após eliminar o Corinthians nas quartas em plena Neo Química Arena. O Galo de Itu ainda segurou o 0 a 0 com o São Paulo, no Morumbi, na última terça-feira (11), pela rodada de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Mozart também ganhou moral no Atlético-GO. Ele estreou no dia 15 de março, no mata-mata da segunda fase da Copa do Brasil, e fracassou: o Dragão perdeu nos pênaltis em casa para o Volta Redonda. No entanto, se redimiu com a conquista do título goiano em cima do rival Goiás.

Quem já chega questionado à Série B é Adilson Batista. O ex-treinador do Tubarão assumiu o comando do Botafogo-SP no dia 1º de março, na primeira fase da Copa do Brasil. Apesar da classificação à terceira fase (eliminou o Parnahyba-PI e o São Raimundo de Roraima), o técnico viu o tom das criticas de parte da imprensa subir ao seu trabalho com a eliminação nas quartas de final do Paulistão para o Red Bull Bragantino e a derrota em casa para o Santos (2 a 0) no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Em cinco jogos pelo Pantera, Adilson venceu um, empatou outro e perdeu três.

OS CLUBES E SEUS TÉCNICOS NA SÉRIE B 2023

ABC - Fernando Marchiori (desde março de 2022)

Eliminado na semifinal da Copa do Nordeste, finalista do Potiguar e está na terceira fase da Copa do Brasil

Atlético-GO -Mozart (estrepu em 15/3, na segunda fase da Copa do Brasil)

Campeão goiano, eliminado na segunda fase da Copa do Brasil (perdeu nos pênalsits para o Volta Redonda)

Avaí - Alex Souza (desde o início do ano)

Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil (perdeu para o Retrô-PE) e nas quartas de final do Catarinense (caiu nos pênaltis para o Criciúma)

Destaque: Waguininho marcou 5 gols no Catarinense

Botafogo-SP - Adilson Batista (estreou em 1º/3, na primeira fase da Copa do Brasil)

Disputará a terceira fase da Copa do Brasil e eliminado nas quartas de final do Paulistão (para o Red Bull Bragantino)

Destaque: Robinho marcou 4 gols no Paulistão

Ceará - Gustavo Morínigo (desde janeiro de 2023)

Vice-campeão cearense, finalista da Copa do Nordeste e eliminado na segunda fase da Copa do Brasil

Chapecoense - Argel Fuchs (estreou dia 23/3, no jogo de volta das quartas de final do Catarinense)

Eliminada nas quartas de final do Catarinense (para o Barra) e na primeira fase da Copa do Brasil (para o Marcílio Dias-SC)

Destaque: Maxwell marcou 4 gols no Catarinense

CRB - Umberto Louzer (desde janeiro de 2023)

Bicampeão alagoano, disputa a terceira fase da Copa do Brasil e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste

Criciúma - Cláudio Tencati (desde maio de 2022)

Campeão catarinense e eliminado na segunda fase da Copa do Brasil (perdeu nos pênaltis para o Coritiba)

Destaque: Fabinho marcou 5 gols no Catarinense

Guarani - Bruno Pivetti (chegou em 27/3, após o Paulistão, e estreia na Série B)

Eliminado na primeira fase do Paulistão, foi semifinalista da Taça Independência (perdeu para o Mirassol)

Ituano - Gilmar Dal Pozzo (estreou em 22/2, na oitava rodada do Paulistão)

Eliminado na semifinal do Paulistão pelo Palmeiras depois de eliminar o Corinthians nas quartas de final nos pênaltis. Disputa a terceira fase da Copa do Brasil

Destaque: goleiro Jefferson Paulino

Londrina - Alexandre Gallo (chegou em 14 de março, após eliminações no Paranaense e Copa do Brasil)

Eliminado na primeira fase do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil

Juventude - Pintado (chegou em 15 de março, após a eliminação no Gauchão, e estreia na Série B)

Eliminado na primeira fase do Gauchão (5º colocado) e na primeira fase da Copa do Brasil (perdeu para o São Luiz-RS)

Destaque: Rodrigo Rodrigues marcou 6 gols no Gauchão

Mirassol - Ricardo Catalá (desde março de 2022)

Eliminado na primeira fase do Paulistão, foi vice-campeão da Taça Independência (perdeu para o São Bernardo nos pênaltis).

Novorizontino - Eduardo Baptista (desde outubro de 2022)

Vice-campeão paulista da Série A-2 (perdeu o título para a Ponte Preta)

Ponte Preta - Hélio dos Anjos (desde abril de 2022)

Campeã paulista da Série A-2 e eliminada na segunda fase da Copa do Brasil pelo Brasil de Pelotas

Sampaio Corrêa - Evaristo Piza (desde 7 de março de 2023, estreou na semifinal do segundo turno do Maranhense)

Não chegou à final do Maranhense, eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil (pelo Maringá)

Sport - Enderson Moreira (desde janeiro de 2023)

Finalista da Copa do Nordeste e do Pernambucano, está na terceira fase da Copa do Brasil

Tombense - Marcelo Chamusca (desde janeiro de 2023)

Eliminado na primeira fase do Mineiro, é campeão do Troféu Inconfidência, e está na terceira fase da Copa do Brasil

Vila Nova - Claudinei Oliveira (desde janeiro de 2023)

Eliminado nas quartas de final do Goiano e da Copa Verde e na segunda fase da Copa do Brasil

Destaque: João Celeri marcou 6 gols no Goianão

Vitória - Léo Condé (estreou em 12/2, pela 8ª rodada do Baiano)

Eliminado na primeira fase do Baiano, da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil