São Paulo - Depois de passar sufoco na estréia, Serena Williams não teve trabalho para garantir sua vaga na terceira rodada do Aberto da Austrália. A número 1 do mundo deu um passeio em quadra e venceu a belga Els Callens por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-0, pela segunda rodada. Na próxima fase, ela enfrentará a tailandesa Tamarine Tanasugarn.
Porém, na partida pela primeira rodada em que venceu a jovem francesa Emilie Loit com dificuldades por 2 a 1, Serena Williams soltou alguns palavrões em quadra e foi penalizada pelos dirigentes do Aberto da Austrália. Nos três primeiros dias do torneio já foram multados 15 tenistas, nenhum por mais de US$ 1 mil e nem pelo motivo de palavrões.
Após perder o primeiro set e estar a três pontos da vitória, Serena soltou alguns palavrões que foi além de uma advertência do árbitro. A decisão acabou parando no comitê disciplinar da Federação Internacional de Tênis, que determinou a multa.
Os organizadores anunciaram uma multa de US$ 1,5 mil para a americana por ter quebrado as regras de comportamento dos jogadores no Grand Slam.
Por outro lado, a americana Monica Seles, quatro vezes campeã do Aberto da Austrália (1991, 1992, 1993 e 1996), não resistiu a uma torção no tornozelo esquerdo e se despediu da edição deste ano ao ser derrotada pela tcheca Klara Koulakova por 2 sets a 1 na segunda rodada. Seles, cabeça-de-chave 6, se lesionou no primeiro set, mas ainda conseguiu vencer a parcial por 7/6, com 8x6 no tie-break. Porém, com os seus movimentos limitados pela contusão, a americana perdeu os dois sets seguintes por 7/5 e 6/3.

mockup