Com a definição de três times brasileiros (Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo) entre os semifinalistas da Copa Libertadores, as equipes que participam do torneio continental aproveitam a pausa e agora voltam sua atenção para a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. As semifinais da Libertadores só serão retomadas no dia 22 de setembro. No domingo pela manhã, às 11 horas, o Palmeiras (2º lugar na tabela) enfrenta o Cuiabá (16º) no Allianz Parque, em São Paulo,, mas não poderá contar com Patrick de Paula, suspenso pela expulsão na partida contra o Atlético-MG. O Cuiabá, por sua vez, não poderá contar com o lateral-direito João Lucas, líder de assistências no time mato-grossense, que também foi suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na partida contra o Grêmio.

Imagem ilustrativa da imagem Semifinalistas da Libertadores focam no Brasileirão
| Foto: Folha Arte

O Flamengo (5º lugar) encara o Ceará (8º na tabela) também no domingo, na casa do adversário, às 16 horas. O rubro-negro não terá Bruno Henrique e Willian Arão, suspensos pelo terceiro cartão. O zagueiro Rodrigo Caio continua lesionado e também desfalca o time. O Ceará está com Klaus, João Ricardo e Victor Jacaré no departamento médico e não tem nenhum jogador suspenso por cartões. Nos dois últimos confrontos com a equipe do Rio de Janeiro, no Brasileirão 2020, o Ceará levou a melhor. Duas vitórias por 2 a 0, a última delas ocorreu neste ano. Vale lembrar que o Flamengo tem dois jogos a menos que os quatro primeiros colocados na tabela.

A rodada de domingo também terá o Athletico (6º lugar) encarando o Corinthians (11º lugar), na Arena da Baixada, em Curitiba. No Brasileirão 2020 o Corinthians venceu o time paranaense na capital paranaense e o embate no 2º turno terminou com um empate por 1 a 1. O Furacão, que assegurou vaga na semifinal da Copa Sul-Americana (enfrentará o Peñarol) não terá Matheus Babi e Lucas Halter, lesionados. Do lado corintiano, Danilo Avelar continua sem condições de jogo. Outro jogo que promete é o confronto direto de dois times que estão juntos na tabela. O Santos (10º) enfrenta o Internacional (9º), no domingo, às 18h15, na Vila Belmiro, em Santos. O Peixe não terá Marcos Guilherme, suspenso, e os lesionados Moraes, Sandry, Kevin Malthus e John Victor. O Internacional, por sua vez, também está com os jogadores Saravia, Maurício, Lucas Ramos e Rodrigo Moledo no departamento médico. No Brasileirão do ano passado foi uma vitória por 2 a 0 para cada lado. No de 2019 foram dois empates sem gols, o que demonstra o equilíbrio entre as duas equipes.

O São Paulo espera confirmar a sua reação no campeonato ao enfrentar o Sport, domingo, às 20h30, na Ilha do Retiro, em Recife. Para isso, o time terá que superar a eliminação nas quartas de final da Libertadores para o rival Palmeiras, na última terça-feira (17). No Brasileirão, o Tricolor vem de vitória sobre o Grêmio, o que o afastou da zona do rebaixamento. A equipe é a 14ª colocada, com 18 pontos.

Outro semifinalista da Libertadores, o Atlético-MG, é líder do Brasileirão, e encara o Fluminense (15º lugar), que desperdiçou a chance de passar para outra fase da Libertadores. O embate será no Rio de Janeiro na segunda- feira, às 20 horas.