Semifinal com promessa de muitos gols
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de novembro de 2002
Valéria Zukeran<br> Agência Estado 
São Paulo - Corinthians e Fluminense, adversários nas semifinais do Campeonato Brasileiro, têm algo em comum: o poder de seus atacantes. De um lado, o trio formado por Deivid, Gil e Guilherme tenta ajudar o time do Parque São Jorge a conquistar seu terceiro título na temporada. Do outro Roni, Romário e, eventualmente, Magno Alves, são o pesadelo de toda zaga. A partida de domingo, no Maracanã, às 16 horas, é promessa de muitos gols.
A importância dos jogadores de ataque para suas respectivas equipes pode ser avaliada em números. Dos 45 gols marcados pelo Corinthians no Brasileiro, 29 saíram dos pés de Deivid (12 gols), Guilherme (11) e Gil (6). Os reservas Leandro e Marcinho, mais dois cada um. No Fluminense, o retrospecto é ainda mais expressivo: Romário (15), o reserva Magno Alves (12) e Roni (6), fizeram 33 dos 46 gols da equipe carioca no Brasileiro.
Os titulares também têm outra característica comum: atuações expressivas em momentos decisivos. Guilherme, que marcou contra o Atlético Mineiro na partida de quarta-feira, espera um jogo difícil contra o Fluminense. ''Temos a vantagem do empate no Morumbi, e isto ajuda, mas vai depender do que fizemos no Maracanã'', analisou.
Ontem, o atacante deu um recado para um desafeto seu antigo do Atlético. ''Não quis falar antes do jogo, mas tenho uma mágoa com uma pessoa da diretoria, a qual vou dizer o nome no momento certo'', disse o jogador. Guilherme, que ainda está vinculado ao time mineiro, afirmou que não pretende trabalhar com este dirigente. ''Ele me atrapalhou bastante.''
O zagueiro Anderson, que se recupera de uma contusão no tornozelo, diz que só é possível enfrentar os atacantes do Fluminense estando com 100% do potencial físico. ''Se entrar em campo com 50% da minha capacidade as coisas podem se complicar'', observou. O jogador tem motivos para temor. No confronto entre as duas equipes na primeira fase, o defensor, suspenso, não jogou e o time perdeu por 2 a 0 no Pacaembu, com gols de Roni e Andrei.
A defesa do time carioca tem mais motivos para preocupação. O Fluminense foi o único time, entre os oito primeiros colocados a apresentar saldo de gols negativo na primeira fase, menos 3 gols. Na ocasião, a defesa foi a mais vazada do Brasileiro: tomou 46 gols, mesmo desempenho, por exemplo, do rebaixado Palmeiras. A corintiana tomou 35 no mesmo período.


