Semelhanças unem rivais Palmeiras e São Paulo
PUBLICAÇÃO
sábado, 23 de maio de 2009
Juliano Costa e Alex Sabino<br>Agência Estado 
São Paulo - Rivais históricos, Palmeiras e São Paulo levam a campo hoje uma série de semelhanças que os têm guiado por esta temporada. A começar pelo foco: ambos estão muito mais preocupados com a Libertadores do que com o Brasileirão. O duelo começa às 16 horas, no Palestra Itália.
Ninguém discute que Palmeiras e São Paulo têm tudo para disputar o título nacional, mas o mau retrospecto de ambos em clássicos paulistas este ano é preocupante. Cada um fez cinco jogos contra seus principais rivais do Estado, com apenas uma vitória. Por conta disso, Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho enfrentam certo grau de rejeição.
O clássico expõe também a dificuldade que Luxemburgo e Muricy têm de encontrar um lateral-direito confiável. No Palmeiras, Luxemburgo dará a enésima chance a Fabinho Capixaba, perseguido pela torcida. No São Paulo, Muricy não se convenceu com Wagner Diniz, a caminho do Santos, e prefere apostar na improvisação do volante Zé Luis por aquele setor.
Os centroavantes também não vivem bom momento. Washington não faz um golzinho há 50 dias, e Keirrison vem sendo contestado por palmeirenses mais exigentes em jogos no Palestra Itália. Há ainda semelhanças entre os camisas 10, embora o do Palmeiras esteja numa fase muito melhor que o do São Paulo. Cleiton Xavier é um meia que também pode ser escalado de volante. Já Hernanes, que passou pela frustração de não ter sido convocado para a Seleção, é um cabeça de área que foi promovido a armador, mas ainda não mostrou desenvoltura na nova função.
A diferença está no departamento médico. O Palmeiras tem só três machucados, dois deles já há mais de um mês (Edmílson e Sandro Silva) e outro que não vinha mais sendo titular (Willians). Já o São Paulo tem dois goleiros vetados (Rogério Ceni e Bosco) - que dão lugar ao jovem Denis -, além de um zagueiro (Renato Silva), e mais cinco jogadores que são dúvida para a partida: os zagueiros Aislan e André Dias, o volante Jean e os atacantes Borges e Dagoberto.


