Rio - O técnico Mano Menezes anunciou ontem a lista de 18 jogadores convocados para defender o Brasil na Olimpíada de Londres. Sem surpresas, ele definiu o atacante Hulk, do Porto, o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, e o zagueiro Thiago Silva, do Milan, como os atletas com mais de 23 anos chamados para ajudar a seleção na tentativa de conquista da até agora inédita medalha de ouro.
A convocação de Thiago Silva já havia sido adiantada por Mano, que também decidiu apostar em Marcelo e em Hulk. O lateral-esquerdo e o atacante foram titulares nos quatro últimos amistosos da seleção brasileira, quando o treinador testou a base da equipe que vai participar da Olimpíada.
Assim, Rafael Cabral, do Santos, que se destacou nos amistosos, deverá ser o goleiro titular do Brasil na Olimpíada, já que Mano preferiu não levar o ''veterano'' Jefferson. Como Daniel Alves não foi um dos jogadores com 23 anos a ser chamado, Danilo e Rafael vão disputar a condição der titular da lateral direita, enquanto Juan formará a dupla de zaga com Thiago Silva.
Na relação de jogadores com menos de 23 anos, não houve surpresas. Mano apostou em jogadores que participaram da recente excursão da seleção brasileira e que deverão ser titulares em Londres, como o meia Oscar e o atacante Neymar. O treinador também chamou, entre outros, os volantes Rômulo e Sandro, o meia Paulo Henrique Ganso e os atacantes Leandro Damião e Alexandre Pato.
Além dos 18 jogadores convocados, Mano apresentou o nome de outros quatro atletas, que ficam como opção em caso de cortes por lesão. Para essa eventualidade, o treinador relacionou o zagueiro Marquinhos, do Corinthians, o meia Giuliano, do Dnipro, o goleiro Gabriel, do Milan, e o volante Casemiro, do São Paulo.
A seleção brasileira já conhece os seus adversários na fase de grupos do torneio olímpico de futebol, quando irá tentar a inédita medalha de ouro - tem duas de prata (1984 e 1988) e duas de bronze (1996 e 2008). A equipe vai estrear no dia 26 de julho contra o Egito. Bielo-Rússia e Nova Zelândia serão os outros adversários desta primeira etapa dos Jogos de Londres.
Pela programação divulgada ontem, os jogadores convocados devem se apresentar na segunda-feira no Rio, onde ficarão concentrados até o dia 17 de julho. Nesse período, vão treinar no CT do Flamengo, na Gávea, e no campo do Exército na Fortaleza de São João, na Urca. Depois disso, o grupo embarca para os Jogos de Londres.
Mano já disse, inclusive, que não pretende liberar os jogadores convocados para os jogos de seus clubes no Brasileirão enquanto durar a preparação no Brasil. ''Minha intenção é aproveitar o máximo possível deste período. Essa convocação está inserida dentro das regras da CBF. E quero aproveitar todos à disposição da seleção'', avisou o treinador.

Imagem ilustrativa da imagem Sem surpresas, Mano convoca seleção olímpica
mockup