Depois de eliminar o Grêmio na Copa do Brasil, o Flamengo reencontra o tricolor gaúcho no domingo (19) pela 21ª rodada do Brasileiro, às 20h30, no Maracanã. O jogo criou uma disputa fora de campo entre o rubro-negro, a CBF e as demais equipes do Nacional.

Amparado por um efeito suspensivo, Gabigol estará em campo pelo Flamengo contra o Grêmio
Amparado por um efeito suspensivo, Gabigol estará em campo pelo Flamengo contra o Grêmio | Foto: Alexandre Brum/AgenciaEnquadrar/Folhapress

Amparado por uma liminar na justiça desportiva, o Flamengo teria a presença do torcedor no duelo de domingo. No entanto, em uma ação conjunta, CBF e outros 17 clubes conseguiram um efeito suspensivo no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que proíbe o público no jogo.

O Flamengo preferiu não recorrer da decisão e assim todas as partidas do Brasileiro seguem com as arquibancadas vazias. No meio de semana, pela Copa do Brasil, o Flamengo passou para a semifinal ao vencer o Grêmio por 2 a 0 com pouco mais de seis mil torcedores no Maracanã.

Em campo, o time carioca poderá contar com o atacante Gabigol. O jogador foi suspenso por duas partidas pela expulsão no confronto contra o Internacional. O Flamengo, no entanto, entrou com um efeito suspensivo e garantiu a presença do seu artilheiro no jogo de domingo.

Depois de poupar alguns titulares na Copa do Brasil, o Grêmio deve escalar força máxima para reagir na competição. O Tricolor gaúcho soma apenas 19 pontos e é o 18º colocado.

A 21ª rodada terá líder e vice-líder em campo no sábado (18). Invicto a 12 partidas, o Atlético Mineiro recebe o Sport às 19h, no Mineirão. O Galo soma 42 pontos, sete a mais que o Palmeiras. Já o time pernambucano é o penúltimo colocado, com 17.

Com quatro derrotas nos últimos cinco jogos, o Palmeiras tenta se reaproximar da primeira colocação. O Verdão encara o lanterna Chapecoense às 17h, na Arena Condá. O Alviverde já vê, inclusive, o risco de perder a segunda colocação, já que o Flamengo tem 34 pontos, mas com dois jogos a menos.

Ainda no sábado, o Santos encara o Ceará, ás 21h, na Arena Castelão, em Fortaleza. Apenas em 13º no Brasileiro, com 23 pontos, o Peixe busca a recuperação depois de ser eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico.

Já Corinthians e São Paulo entram em campo no domingo. Atravessando o seu pior momento na temporada, o Tricolor tenta reencontrar o caminho das vitórias. Depois de ser eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil, o Brasileiro é a única competição que restou ao time do Morumbi. Em 16º, um ponto apenas acima da zona do rebaixamento, o Tricolor recebe o Atlético Goianiense, às 16h, em São Paulo.

Em alta, já são seis jogos de invencibilidade, o Corinthians tenta se aproximar do G4. Com 29 pontos, quatro a menos que o Fortaleza, que está em quarto lugar, o Timão encara o América Mineiro, às 18h15, na Neo Química Arena.