São Paulo, 15 (AE) - A ausência de um patrocinador e o que isso acarreta - falta de tempo e de recursos para uma preparação adequada -, além de algumas contusões, tiram o campeão olímpico do judô, o meio-pesado Aurélio Miguel, de 35 anos, da disputa da seletiva e, consequentemente, dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em julho e agosto. Aurélio, que tem a medalha de ouro do Pan de Indianápolis (1987) e a de prata conquistada em Caracas (1983), além de sete títulos em pan-americanos de judô, não vai participar da seletiva da modalidade, sábado e domingo, no ginásio da Hebraica, no Rio.
Além da falta de patrocínio, Aurélio começou a enfrentar problemas físicos em janeiro. Teve uma contusão na coxa direita, seguida de uma fratura no dedinho do pé esquerdo e de uma forte gripe durante o Circuito Europeu. "Com a cabeça no lugar, em sã consciência, sei que não devo competir, embora meu coração diga o contrário." O judoca perdeu o patrocínio da Embratel em dezembro de 1998. Ainda tem o apoio da prefeitura de São Caetano do Sul, insuficiente para a preparação que julga necessária, que incluiria um estágio no Japão.
"Por causa das contusões, se eu conseguisse a vaga no fim de semana teria de seguir para o Japão, mas não tenho recursos para atualizar meus treinamentos." Aurélio tem dedicado parte de seu tempo à administração dos negócios pessoais - tem uma loja de material esportivo. "Não adianta remar contra a maré", disse. "Queria ir ao Pan-Americano, mas para ganhar medalha", comentou. "Não tenho conseguido me dedicar integralmente ao judô, pois tenho família, dois filhos e preciso cuidar dos negócios", prosseguiu. "Sem patrocinador, a preparação está em risco."
Em 1995, por causa de contusões e falta de patrocínio, Aurélio não foi aos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, ficando também fora do mundial. Em 1996, na Olimpíada de Atlanta, ganhou uma medalha de bronze. Este ano, pensa na disputa do Mundial de Birminghan, na Inglaterra, em outubro (a seletiva será em agosto). A Olimpíada de Sydney, no ano 2000, é o outro objetivo do judoca.
Sem problema de excesso de peso - um dos pesadelos de sua carreira -, Aurélio vai buscar a vaga para a disputa em Birmingham e pensa em conseguir, na Inglaterra, a única medalha importante que ainda não conquistou para o Brasil.

mockup