Todo atleta quando inicia a carreira e dedica grande parte de seu tempo a treinamentos tem um objetivo e um sonho a serem alcançados. O objetivo geralmente é se classificar para um Campeonato Mundial na modalidade em que atua e o sonho é conseguir participar da competição. Cinco triatletas londrinenses e um apucaranense, que praticam duatlo, estão na transição entre um e outro. O objetivo eles já alcançaram, que foi garantir presença no Mundial de Duatlo, que será realizado dia 30 de maio, em Geel, na Bélgica. Mas o sonho ainda está distante. Isso porque a equipe não tem patrocínio algum e não pode pagar as despesas da viagem.
A vaga foi garantida no último sábado, durante os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano realizados em Porto Alegre e que serviram como seletiva. Os cinco melhores colocados de cada categoria garantiram presença na Bélgica.
Os londrinenses Rafael Lepre e Gustavo Santos, respectivamente terceiro e quinto na categoria 16 a 17 anos, Regiane Zaparoli, segunda na 20 a 24 anos, Cosme Monteiro, terceiro na 25 a 29 anos, Bernardino Conceição, primeiro na 50 a 54 anos e o apucaranense Edenilson Máximo, quinto na 35 a 39 anos correm agora atrás de patrocínio para representarem o Brasil no Mundial.
De acordo com Monteiro, que além de atleta é também o técnico da equipe da Associação de Triatlo e disputou a competição em 2003, somente com as despesas de viagem e hotel, cada um gastaria em média R$ 3,5 mil. A única receita do grupo é proveniente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) no valor de R$ 4 mil anuais, que são gastos no trabalho com crianças carentes. ''Tudo o que a equipe gasta, cada um põe do próprio bolso. Se tivéssemos um investimento, os resultados poderiam ser bem melhores'', afirmou Monteiro. A equipe faz os treinos de bicicleta e corrida no Lago Igapó 2. O trabalho de piscina é feito no Londrina Esporte Clube.
Existem alguns exemplos de superação no grupo. ''Comecei a praticar para perder peso e consegui. Emagreci 40 quilos. Antes eu corria um pouquinho e já parava. Agora já sou uma atleta'', revelou Regiane.
Já Conceição, 54 anos, é bombeiro aposentado e contou com a ajuda do preparo físico que a ex-profissão exigia para já no primeiro Campeonato Brasileiro superar os 15 quilômetros de corrida e mais 40 de pedaladas e ser o vencedor em sua categoria. ''O Duatlo é igual a uma menina que a gente gosta: você abraça e não quer largar mais. Esse resultado foi consequência de um trabalho bem feito pelos professores e colegas, que me ajudaram muito'', garantiu o aposentado.

mockup