Rio - Depois de perder o pivô Nenê, que pediu dispensa por problemas médicos, a seleção brasileira masculina de basquete ficou sem outro importante jogador para a disputa do Mundial do Japão, que vai de 19 de agosto a 3 de setembro. Alegando compromissos com a sua nova equipe, o Utah Jazz (NBA), Rafael ''Baby'' Araújo anunciou que não vai se juntar ao grupo do técnico Lula Ferreira, que começou os treinos ontem, no Rio.
''O Baby vai fazer falta, pois é um jogador talentoso, que tinha o seu valor dentro do esquema tático. Ele até queria vir, mas não deu'', afirmou o técnico Lula Ferreira, admitindo que precisará mudar o estilo de jogo da seleção. ''Tínhamos perdido o Nenê e com a ausência do Baby, perdemos força na equipe. Vamos ter que usar a tática de maneira inteligente. Vamos usar a velocidade da equipe.''
Assim, sem os pivôs Nenê e Baby, a seleção começou os treinos ontem com 14 jogadores, sendo que dois fazem parte do programa de desenvolvimento e não vão disputar o Mundial: Marcus Vinícius Toledo e Paulo Sérgio Prestes. A preocupação imediata de Lula Ferreira é preparar o Brasil para a disputa do primeiro dos quatro amistosos programados contra a Nova Zelândia será no domingo, no Ginásio do Tijuca, no Rio.
Agora, a base da seleção é formada pelo armador Leandrinho e pelo pivô Anderson Varejão, outros dois brasileiros que jogam na NBA.
Futuro Concentrado na preparação da seleção para o Mundial, Lula Ferreira disse que não está pensando agora onde vai trabalhar, já que seu clube, o COC/Ribeirão Preto, fechou as portas. O treinador encerrou seu vínculo com a entidade paulista de ensino na manhã de segunda-feira, apesar de ter recebido um convite para permanecer como o coordenador de Esportes da instituição.

mockup