Sem Cielo, seleção de natação se prepara para o Pan-Pacífico
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Agência Estado 
Gold Coast, Austrália - A seleção brasileira de natação já está na Gold Coast, na Austrália, e realiza treinamentos em dois períodos na fase final de preparação para o Pan-Pacífico, que será disputado na próxima semana, entre os dias 21 e 24 de agosto. A chegada antecipada dos 19 nadadores do Brasil se deve principalmente à necessidade de aclimatação ao fuso horário, de 13 horas a mais em relação a Brasília.
A principal ausência do Brasil no Pan-Pacífico é Cesar Cielo, que optou por participar do Open de Paris e decidiu dar mais atenção às provas em piscinas de 25 metros, já visando a sua participação em dezembro no Mundial de Piscina Curta, em Doha, no Catar.
Sem Cielo, o Brasil será representado por 19 nadadores na competição, que tem os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e o Japão como países fundadores. Além dos brasileiros, a África do Sul foi convidada para participar desta edição do Pan-Pacífico.
Dessa vez, a competição não terá provas na distância de 50 metros, com exceção ao estilo livre. E as duas únicas medalhas de ouro do Brasil na história do Pan-Pacífico foram garantidos nesse tipo de prova - Cielo, nos 50 metros borboleta, e Felipe Franca, nos 50 metros peito, ambas em 2010.
A situação, portanto, foi lamentada por Nicholas Santos, especialista na disputa dos 50 metros borboleta. "A saída dos 50 metros borboleta me chateou, mas venho treinando bem para os 100 metros borboleta, que é a prova olímpica. É diferente, pois tenho que segurar um pouco no início, pra vir forte na volta, sem 'morrer no final'. Nos 50 metros é ritmo intenso desde a largada. É possível que eu nade os 50 metros livre no estilo borboleta, mas ainda vamos decidir", afirmou.


