Sem apoio, Urubu troca ciclismo por acrobacias
Um dos maiores ídolos do ciclismo londrinense, Róbson Santos Almeida, o Urubu, 32 anos, está abandonado. Não pela família ou pelos amigos, mas pelos patrocinadores. Sem recursos para participar de competições de down hill, modalidade na qual conquistou os maiores títulos de sua carreira, ele sobrevive de apresentações acrobáticas. O problema é que há três meses não recebe convite para se apresentar.
Em 22 anos de carreira, Urubu já fez de tudo um pouco com uma bicicleta. Praticou bicicross (foi campeão brasileiro), freestyle vertical, mountain bike, ciclismo de estrada, até chegar ao down hill, onde também conquistou títulos nacionais. Urubu conquistou dezenas vitórias e títulos, mas não conseguiu atingir o objetivo de se estabelecer financeiramente.
Depois de muitos anos competindo com bicicleta, ficou três anos parado, entre 1999 e 2001. Voltou a competir no ano seguinte e a conquistar vitórias, inclusive em desafios internacionais. Em 2003, foi para os Estados Unidos, mas não obteve sucesso na terra do Tio Sam.
Depois de voltar dos Estados Unidos e conquistar o terceiro título no desafio internacional, Urubu estava com vários projetos para sua carreira no down hill. Foram feitos vários contatos, mas nenhum deu certo. ''Se tivesse apoio poderia disputar etapas do Mundial'', afirmou.
Como os convites para apresentações de bicicletas estão escassos, Urubu pretende se apresentar com motos. Para isso, está treinando para shows de freestyle. ''Já entrei em depressão. Mas, hoje, estou preparado para enfrentar qualquer coisa'', declarou o biker. (G.A.)





