Zu­ri­que - ­Duas se­le­ções que fo­ram lon­ge no Mun­dial de 2006 en­tra­rão em cam­po ho­je, pe­las Eli­mi­na­tó­rias Eu­ro­peias da Co­pa de 2010, com a cor­da no pes­co­ço. A Fran­ça, ­atual vi­ce-cam­peã do mun­do, re­ce­be­rá a Ro­mê­nia. E Por­tu­gal, que ­saiu da Ale­ma­nha com o quar­to lu­gar, jo­ga­rá fo­ra de ca­sa con­tra a Di­na­mar­ca. Am­bas jo­gam sob gran­de pres­são.
  A si­tua­ção de Por­tu­gal é dra­má­ti­ca no Gru­po 1 das Eli­mi­na­tó­rias. Fal­tan­do qua­tro ro­da­da, es­tá em ter­cei­ro lu­gar com no­ve pon­tos, ­atrás de Hun­gria (13) e Di­na­mar­ca (16). Co­mo só o pri­mei­ro co­lo­ca­do da cha­ve ga­ran­te va­ga di­re­ta no Mun­dial e o se­gun­do ain­da te­rá de dis­pu­tar uma re­pes­ca­gem, o pa­no­ra­ma é som­brio pa­ra a se­le­ção por­tu­gue­sa.
  ‘‘É cla­ro que gos­ta­ría­mos de es­tar nu­ma si­tua­ção ­mais ­tranquila’’, dis­se o ­meia bra­si­lei­ro na­tu­ra­li­za­do por­tu­guês De­co, ti­tu­lar da se­le­ção co­man­da­da pe­lo téc­ni­co Car­los Quei­róz. ‘‘Não te­mos al­ter­na­ti­va, pre­ci­sa­mos ven­cer as ­duas pró­xi­mas par­ti­das (na quar­ta-fei­ra, o de­sa­fio se­rá con­tra a Hun­gria, tam­bém fo­ra de ca­sa).’’
  No de­ci­si­vo jo­go des­te sá­ba­do, Car­los Quei­róz pro­mo­ve­rá a es­treia do ata­can­te bra­si­lei­ro Lied­son, que se na­tu­ra­li­zou por­tu­guês e foi con­vo­ca­do pe­la pri­mei­ra vez. Ele for­ma­rá a du­pla de fren­te com Cris­tia­no Ro­nal­do.
  A Fran­ça, por sua vez, es­tá em se­gun­do lu­gar no Gru­po 7 das Eli­mi­na­tó­rias, com cin­co pon­tos a me­nos do que a lí­der Sér­via (18 a 13). E, ­além de re­ce­ber a Ro­mê­nia nes­te sá­ba­do, jo­ga­rá fo­ra de ca­sa con­tra os sér­vios na quar­ta-fei­ra. ‘‘O fa­to po­si­ti­vo é que ain­da de­pen­de­mos só de nos­sos ­resultados’’, dis­se o téc­ni­co da Fran­ça, Ray­mond Do­me­nech.
  Ain­da ho­je, a Itá­lia jo­ga­rá fo­ra de ca­sa con­tra a Geór­gia, na lu­ta pa­ra man­ter a li­de­ran­ça do Gru­po 8. Uma vi­tó­ria dei­xa­rá os ita­lia­nos com qua­tro pon­tos de van­ta­gem so­bre a vi­ce-lí­der Ir­lan­da, que tam­bém jo­ga nes­ta ro­da­da - vi­si­ta Chi­pre -, mas já tem um jo­go a ­mais do que os ­atuais cam­peões mun­diais.
  Por en­quan­to, a úni­ca se­le­ção eu­ro­peia já clas­si­fi­ca­da pa­ra a Co­pa do Mun­do de 2010 é a Ho­lan­da, que ga­nhou ­seus se­te jo­gos no Gru­po 9. Mas ho­je, quan­do acon­te­cem 21 jo­gos pe­las Eli­mi­na­tó­rias Eu­ro­peias, os ho­lan­de­ses es­tão de fol­ga.

mockup