São Paulo, 29 (AE) - Alex vai ficar afastado do futebol por duas a três semanas. Esta foi a previsão do médico do Palmeiras, Marcelo Saragiotto, ao examinar o meia, esta tarde, na Academia da Barra Funda. O jogador torceu o joelho direito na partida entre Brasil e Colômbia, terça-feira, em Bogotá, pelas Eliminatórias para a Copa de 2002.
Foi constatada uma lesão do ligamento colateral medial. Alex será ainda submetido a uma exame de ressonância magnética, mas o médico afastou a hipótese de cirurgia. "Com um tratamento à base de fisioterapia, anti-inflamatórios e aplicação de gelo no local, o problema deverá ser superado", disse Saragiotto, explicando que o meia se machucou porque seu pé ficou preso no chão no momento em que ele tentou girar o corpo para fazer uma jogada.
Com Alex fora da equipe e sem um meia na reserva - Jackson transferiu-se para o Cruzeiro na troca pelo passe do atacante Marcelo Ramos -, a missão de armar as jogadas do Palmeiras amanhã à noite contra o União São João, em Araras, deverá ser do atacante Pena. O técnico Luiz Felipe Scolari deverá deslocar Pena para compor o quadrado do meio-de-campo, que terá três volantes: César Sampaio, Galeano e Fernando. Outra opção do treinador é o ex-meia dos juniores Ferrugem. Pena não tem receio de ser o jogador "criativo" da equipe. "Se eu tiver de armar as jogadas, vou armar e tentar até fazer gols", disse o atacante, que se dispões até a perder de dois a três quilos na partida para exercer a função de criação.