Seleção tenta nova dinâmica no meio campo contra o Equador
Dorival testa André e Bruno Guimarães e, sem Pedro cortado por contusão, escala trio do Real Madrid no ataque com Rodrigo, Endrick e Vini Jr.
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 06 de setembro de 2024
Dorival testa André e Bruno Guimarães e, sem Pedro cortado por contusão, escala trio do Real Madrid no ataque com Rodrigo, Endrick e Vini Jr.
UOL/Folhapress
Curitiba - A formação da seleção brasileira para enfrentar o Equador nesta sexta-feira (6), às 22 horas, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, é uma tentativa do técnico Dorival Júnior de dar uma nova dinâmica também ao meio-campo. Até por isso, André será titular ao lado de Bruno Guimarães e Lucas Paquetá. O Brasil é apenas o sexto colocado na competição com 7 pontos atrás justamente de Equador (8), Venezuela (9), Colômbia (12), Uruguai (13) e Argentina (15).
A seleção contabiliza ainda nas Eliminatórias a inédita sequência de três derrotas seguidas para Uruguai (2 a 0), Colômbia (2 a 1) e Argentina (1 a 0), esta última no Maracanã. Resultados que puseram fim à era Fernando Diniz no comando do Brasil e a chegada de Dorival Júnior.
Em relação à Copa América, faltou espaço para João Gomes, que vira reserva com a volta de André à seleção. Até pela necessidade de um time que dificulte a vida do Equador, um time notadamente físico.
"Não queremos marcar posição, queremos rodar muito, até com Paquetá, para dificultar a marcação. Eu terei mais participação no ataque jogando mais à frente e pisando na área, gosto muito de fazer. Que dê tudo certo e possamos vencer nessa cidade tão especial para mim", explicou Bruno Guimarães, em coletiva nesta quinta-feira (5), véspera do jogo em Curitiba, pelas Eliminatórias.
O meio-campo também ajuda a distribuir a responsabilidade dos homens de frente de gerar espaços e criar chances de perito.
O setor ofensivo de Dorival, inclusive, tem jogadores capazes de driblar e gerar volume de jogo: o trio de ataque tem Vini Jr, Endrick e Rodrigo.
"Precisamos de troca de passes dinâmica, mobilidade na frente para alcançar a última linha adversária. Profundidade. Trazer desconforto ao adversário. Não esperem um jogo tranquilo. Equador fez boa Copa América, jogo parelho com a Argentina, uma desclassificação como a nossa nas penalidades. Será um confronto de muito bom nível e espero que façamos jogos melhores que realizamos anteriormente", disse o técnico Dorival Júnior.
PEDRO CORTADO
A grande baixa é o atacante Pedro que rompeu o ligamento do joelho esquerdo durante treino da seleção dessa quarta e está fora da temporada do Flamengo também. Dorival Junior convocou João Pedro, do Brighton da Inglaterra. O atacante de 22, revelado pelo Fluminense, já foi convocado por Fernando Diniz em 2023.
EM CURITIBA
BRASIL
Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos (Gabriel Magalhães), e Wendell; Bruno Guimarães e André; Rodrygo, Paquetá e Vinícius Júnior; Endrick. Técnico: Dorival Júnior.
EQUADOR
Ramírez; Ángelo Preciado, Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Gruezo e Alan Franco; Kendry Páez, Moisés Caicedo e Sarmiento; Enner Valencia. Técnico: Sebastian Beccacece.
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Estádio: Couto Pereira
Horário: 22h