Seleção se apresenta para jogo contra Argentina
PUBLICAÇÃO
domingo, 25 de setembro de 2011
Das agências 
Belém - A Seleção Brasileira se apresenta hoje em Belém para a preparação para o jogo de volta do Superclássico das Américas, contra a Argentina, partida que será realizada na quarta-feira no Estádio Mangueirão. Na semana passada, quando apresentou a lista para o confronto, formada apenas por jogadores que atuam no futebol brasileiro, e também a relação para os amistosos contra Costa Rica e México, em outubro, na qual foram incluídos atletas que jogam fora do País, o técnico Mano Menezes justificou algumas apostas.
''Tivemos duas perdas simultâneas por lesões, o (Leandro) Damião (do Internacional) e o (Alexandre) Pato (do Milan). Antecipamos algumas observações'', disse o treinador. Basta ver a lista dos convocados para o duelo com os argentinos para perceber que será feita muita ''observação''. Dos 22 jogadores chamados, apenas seis foram relacionados para compromissos da Seleção Brasileira principal mais do que 10 vezes: o goleiro Jefferson, o lateral Kléber, os meias Lucas e Ronaldinho Gaúcho e os atacantes Neymar e Fred.
Entre os novatos, três foram convocados pela primeira vez: o zagueiro Emerson, do Coritiba, o meia Elkeson, do Botafogo, e o atacante Borges, do Santos.
Esse grupo formado na sua maioria por atletas que não estão acostumados a vestir a camisa mais vitoriosa do futebol mundial terá duas missões complicadas: aliviar a situação de Mano Menezes e conquistar a primeira vitória brasileira sobre um adversário tradicional desde que o ex-técnico do Corinthians assumiu o comando da Seleção. Em cinco jogos contra oponentes de renome, o Brasil foi derrotado três vezes, por Argentina, França e Alemanha, e empatou outras duas, com Holanda e os próprios argentinos.
A igualdade diante dos rivais sul-americanos ocorreu no jogo de ida do Superclássico, em Córdoba, há duas semanas. Mesmo diante de um time formado exclusivamente por jogadores que atuam no empobrecido futebol argentino, que atualmente possui um nível de investimento bastante inferior ao dos clubes brasileiros, o time de Mano não passou de um morno 0 a 0. Esse desempenho pífio contra adversários tradicionais, aliado à eliminação precoce na última Copa América, fez a Seleção despencar para a sétima posição no ranking da Fifa.
Os comandados de Mano Menezes farão dois treinos em Belém, hoje e amanhã, ambos às 18 horas, para se preparar para o jogo contra a Argentina.


