Busan, Coreia do Sul - O Brasil iniciará a busca pelo nono título do Grand Prix, às 2h (horário de Brasília), desta sexta-feira, contra o Japão, em Busan, na Coreia do Sul. O confronto tem tudo para ser especial. Brasil e Japão, além de reeditar a semifinal do último Campeonato Mundial, vencida pelas brasileiras, de virada, por 3 sets a 2, disputarão o confronto de número 100 entre os dois países. Até hoje foram 99 jogos, com 65 vitórias das brasileiras. Sportv e Esporte Interativo transmitirão ao vivo.
O time verde e amarelo está no grupo C na primeira fase da competição, ao lado da seleção nipônica, da Alemanha e da Coreia do Sul. A última partida entre as equipes foi disputada no mês passado, na Copa Internacional, em Brasília. As brasileiras venceram por 3 sets a 0. No ano, o Brasil está invicto. Foram dez jogos e dez vitórias. As brasileiras foram campeãs da Copa Pan-Americana, no México, e venceram as três partidas amistosas na capital federal.
O treinador José Roberto Guimarães acredita que o jogo contra as japonesas será o mais complicado da primeira fase. ''O Japão é o adversário mais difícil desse grupo. Elas têm melhorado muito a cada ano. As japonesas tiveram uma grande apresentação no Mundial do ano passado, e, neste ano, venceram o torneio de Montreux'', diz o técnico, que ainda ressaltou as qualidades da seleção nipônica.
''É um time que joga com muita velocidade. Elas também melhoraram muito os ataques pelo fundo. Sem contar que conservaram uma das características do seu voleibol, a defesa'', explica o bicampeão olímpico.
Para o jogo de estreia do Brasil no Grand Prix, Sassá espera encontrar dificuldades. ''O jogo contra o Japão vai ser pedreira. Elas defendem muito bem, então teremos que ter paciência para trocar e colocar as bolas no chão''.
Após enfrentar o Japão, a seleção brasileira joga com a Alemanha, no sábado, às 4h30, e com a Coreia do Sul, no domingo, às 2 horas.

mockup