O Brasil goleou ontem o Paraguai por 13 a 5 na primeira partida da história de uma seleção brasileira de futsal, no Ginásio Moringão, em Londrina. Mesmo vencendo por uma grande diferença, a seleção encontrou dificuldades no primeiro tempo, apresentando muitas falhas em seu sistema defensivo. As paraguaias, seguindo a tradição da equipe masculina, mostraram determinação e raça. O placar na primeira etapa ficou 7 a 4 para as brasileiras.
No segundo tempo, o Brasil impôs sua melhor qualidade e deslanchou, sacramentando a goleada. O histórico primeiro gol brasileiro foi marcado pela experiente Ana Lúcia, 36 anos, jogadora do Valinhos (SP), logo no início da partida, depois de um chute despretencioso que desviou na defesa paraguaia enganando a goleira Mirta Blanco.
A técnica Maria Cristina Oliveira usou constantemente o banco de reservas durante a partida, mesclando dentro de quadra jogadoras jovens e experientes. O grande destaque do jogo foi a pivô Priscila, 19 anos, que atua também na seleção brasileira de campo. A jogadora mostrou extrema habilidade e oportunismo marcando 3 gols no primeiro tempo. ''Foi uma grande partida, apesar do pouco tempo de treinamento que tivemos. Acho que a seleção tem um grande futuro daqui para frente'', disse.
A londrinense Naná (ala) também fez boa partida marcando um belo gol no primeiro tempo. Depois de um grande jogada individual, ela bateu forte no canto esquerdo da goleira paraguaia. A outra londrinense, a pivô Jayne, também deixou sua marca.
No Paraguai, os destaques foram as atletas Carolina Candia e Irma Cuevas, autoras dos gols da equipe do país vizinho. No segundo tempo, a seleção paraguai marcou apenas um gol de pênalti, enquanto o Brasil anotou mais seis gols.
A técnica brasileira considerou a partida proveitosa, apesar da falta de entrosamento que a equipe apresentou durante a partida. Ela manteve a base da equipe da Associação Sabesp (SP), que tem jogadoras experientes como a ala Raquel, a fixo Andréinha e a goleira Andréia, capitã da seleção. ''Fizemos uma boa partida, mas esperamos melhorar nos próximos jogos'', disse.
No final da partida, o presidente da Fundação de Esportes, Marcelo Paulino, e o prefeito, Nedson Micheleti (PT), entregaram para o representante de cada delegação uma troféu de participação no amistoso internacional. Mesmo sem cobrança de ingresso, o público que compareceu ao Moringão foi pequeno, cerca de 500 pessoas.

mockup