Claudemir Scalone
De Londrina
A Seleção Brasileira Pré-Olímpica encerrou ontem à tarde a fase de treinos abertos ao público e entra amanhã na fase mais forte de preparação para o Torneio Pré-Olímpico de Futebol, que acontece entre o próximo dia 18 e 6 de fevereiro, em Londrina e Cascavel. O Brasil estréia na competição no dia 19, uma quarta-feira, diante do Chile, no Estádio do Café, pelo Grupo A. Antes, a seleção fará dois amistosos. O primeiro, quarta-feira, em Florianópolis, diante de Trinidad e Tobago. No sábado, a seleção pega a Costa Rica, em Maringá.
Amanhã, às 9h30, o técnico Wanderley Luxemburgo comanda um treinamento tático no Estádio Vitoriano Gonçalves Dias (VGD) sem a presença do público. Apenas a imprensa brasileira poderá acompanhar a movimentação dos jogadores. A intenção é evitar possíveis espiões dos concorrentes brasileiros no Grupo A do Pré-Olímpico – Chile, Colômbia, Venezuela e Equador. Até mesmo argentinos, uruguaios e paraguaios, que integram o Grupo B, em Cascavel, ao lado de Peru e Bolívia, serão barrados no estádio.
No período da tarde, a seleção volta a treinar possivelmente no VGD e Luxemburgo deve orientar um coletivo-tático para os jogadores. A viagem para Florianópolis acontecerá na terça-feira à tarde. Contrariando a programação inicial, hoje os jogadores devem ter folga geral.
A seleção treinou ontem em dois períodos. De manhã, com os portões do VGD liberados pela primeira vez, cerca de três mil torcedores puderam ver os ídolos de perto. Na sexta-feira, houve dúvidas entre os organizadores locais do torneio e da CBF se os portões seriam abertos.
Segundo o coordenador local do Pré-Olímpico, Gustavo Santos, ‘‘em nenhum momento o técnico Luxemburgo impediu que o público tivesse acesso ao estádio’’. Um contato do prefeito Antonio Belinati (PFL) com membros da CBF tornou possível a abertura dos portões ontem de manhã. Gustavo Santos informou ainda que esse foi o único treino sem cobrança de ingressos. A Folha apurou que um dirigente da CBF é que exigia o treino de ontem sem a presença do público devido aos apupos que um grupo de torcedores fez no treino da sexta-feira à tarde.
Apesar do grande público presente ontem no VGD, tudo correu bem. Os torcedores aplaudiam até a corrida isolada do atacante Lucas. O jogador do Atlético-PR, que estava de férias quando foi convocado para substituir Roni do Fluminense, teve de suar a camisa enquanto os companheiros faziam treino tático de posicionamento. Lucas correu em volta do gramado do VGD e só participou da última meia hora do treino, que durou uma hora e meia.
Enquanto isto, Luxemburgo e o auxiliar Candinho repetiam exaustivamente a saída de bola da defesa, a troca de passes entre meias e os laterais até o cruzamento para a área encontrar os atacantes, que chutavam a gol. A movimentação foi encerrada com cobranças de faltas feitas por Alex, Ronaldinho e Baiano. O lateral-esquerdo Fábio Aurélio, do São Paulo, liberado para seu casamento no interior de São Paulo, foi o único ausente. Ele deveria treinar à tarde na AFML, em treino fechado ao público.