A seleção paranaense de futsal feminino disputará, entre os dias 01 e 03 de setembro, a fase eliminatória do 3º Campeonato Brasileiro Sub-20, no Moringão. A competição reúne as seleções dos três estados do sul brasileiro (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) e vale uma vaga na etapa final prevista para o período, entre 20 e 24 de setembro, em Goiânia.
De acordo com a treinadora Jayne Borin, que coordena a equipe pelo terceiro ano consecutivo, a convocação teve como base as equipes que disputaram o quadrangular final da Taça Paraná Sub-20 (Londrina, Guarapuava, Campo Mourão e Toledo) e também vai contar com atletas de Maringá e Curitiba com experiência em torneios nacionais. ''Vamos aproveitar as qualidades individuais de cada uma para formar um coletivo forte e entrosado'', pretende.
Dentre os nomes mais experientes do elenco, Jayne cita a goleira Bianca (Unopar), as alas Larissa (Maringá) e Adrieli (Campo Mourão) e a fixo Cintia (Guarapuava). Mas ela destaca que todas possuem condições de competir em nível nacional e espera que ''talentos se revelem entre as novatas''. A técnica espera conseguir o feito de 2005, quando classificou as paranaenses para a final e conquistou o título. Em 2007, as catarinenses faturaram a vaga.
Jayne explica que a maior dificuldade na hora de dar coesão ao grupo é acertar as diferenças no estilo de jogo, que varia de acordo com os clubes que defendem. Ao contrário das equipes de Santa Catarina, que possuem estilos de jogo parecidos, ela observa que no Paraná os clubes possuem diferentes filosofias de trabalho, fato que dificulta na hora de encontrar a unidade do time.
Ao lado do estado de São Paulo, a treinadora acredita que o sul do país é visto como o celeiro do futebol de salão feminino. Jayne afirma que o torneio é visto como ''a eliminatória da morte'' entre os adversários. ''É dificílimo, porque qualquer um dos três tem condições de ficar com a vaga'', explica.
Tendo como exemplo as disputas anteriores, a técnica da seleção paranaense espera que a vaga seja decidida nos detalhes. ''Uma falha na marcação, falta de competência na hora de finalizar ou tomar um gol de bola parada. Quando se joga com uma equipe parecida em termos de qualidade, você não pode errar. Se você tiver a oportunidade de fazer o gol e matar a partida, tem que fazer, porque você não vai ter outra oportunidade'', finaliza a técnica e jogadora da equipe adulta da Unopar.

mockup