A família Luz vai representar o time do Paraná Basquete nos jogos que a seleção brasileira de basquete feminino fará contra as Seleções de Cuba e dos Estados Unidos nos Jogos Desafio Caixa, ainda este mês em São Paulo. As irmãs Cinthia, Helen e Sílvia, que defendem o time paranaense, receberam com muita alegria o chamado do técnico Antonio Carlos Barbosa.
Elas ficaram sabendo da convocação durante os treinos da tarde de ontem em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde é a sede do time no Paraná. A novidade da Família Luz, entre as chamadas por Barbosa, foi o retorno da armadora Cinthia Luz, de 28 anos, que não atuava com a camisa do Brasil desde a conquista do hexacampeonato Sul-Americano de 1997. A atleta disse que ficou muito feliz com a convocação e que a lembrança de seu nome se deveu a boa fase que atravessa no time paranaense e ao bom campeonato paulista que fez, quando conquistou inédito o título paulista para o Paraná, numa parceria com a cidade paulista de Carapicuíba, há dois meses. ‘‘Espero conseguir retribuir a confiança do Barbosa jogando bem e me destacando pela força de vontade’’, disse.
‘‘Ela fez um Campeonato Paulista brilhante e é uma jogadora experiente’’, disse Barbosa. ‘‘Preciso retribuir em quadra a confiança’’, declarou a jogadora. Seria uma das alternativas para a equipe que, 15 dias atrás, perdeu Paula. O técnico ainda esperava convencer a estrela a disputar a Olimpíada. Foi surpreendido com o anúncio da aposentadoria. A segunda novidade na lista é a pivô Geísa, 20, 1,85 m, do Guaru. ‘‘A Geísa trabalhou comigo por dois anos. Sei de seu potencial, mas quero observá-la mais atentamente’’, comentou o técnico. Janeth, vice-campeã paulista pelo Arcor/Santo André e maior estrela da equipe, também está entre as convocados.
JOGOS Serão quatro amistosos com os EUA e Cuba entre os dias 12 e 16 -o primeiro jogo (Brasil x EUA) em Jundiaí (SP) e os demais no Rio e em Tocantins. ‘‘Esses jogos fazem parte de mais uma etapa da preparação (para a Olimpíada) que teve início no ano passado. Cuba tem uma seleção permanente e é candidata medalha. Os EUA têm a melhor seleção do mundo e são favoritos ao ouro’’, disse Barbosa. Na equipe norte-americana, os destaques são as armadoras Teresa Edwards, 35, e Ruthie Bolton, 32, e a pivô Lisa Leslie, 27 – as três atuam em equipes da WNBA.
Além das irmãs Luz, de Geísa e Janeth foram convocadas: Adriana, Kelly e Claudinha (BCN), Adriana Santos (Arcor), Alessandra (Comense, da Itália), Eliane Ferreira e Micaela (Gauru), Marta Sobral e Rosângela (Campinas).
CAMPEONATO A equipe do BCN/Osasco (SP) confirmou o favoritismo e venceu segunda-feira à noite, o Torneio de Apresentação Feminino de Blumenau. Na partida final, disputada no ginásio do Vasto Verde, o BCN derrotou a Associação Atlética Guaru (SP) por 87 a 63 (46 a 23 no primeiro tempo), com 31 pontos da cestinha Claudinha. Na disputa do terceiro lugar, o Taschibra/Vasto Verde (SC) venceu o Toledo/Araçatuba (SP) por 77 a 51 (38 x 24). No dia 11 de março, Arcor/Santo André, vencedor do Torneio de Recife, e BCN/Osasco, decidem o título do Torneio de Apresentação.
O 3º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2000) começa no dia 25 de março com a participação de nove equipes: Arcor/Santo André (SP), BCN/Osasco (SP), Campinas (SP), Ourinhos/Unimed (SP), AA Guaru (SP), Paraná Basquete (PR), Taschibra/Vasto Verde (SC), Sport Recife (PE) e América/Araçatuba (RJ).
NBA O Campeonato da NBA prossegue hoje com os seguintes jogos: Boston x Toronto,
Atlanta x Washington, Detroit x Utah, Denver x New Jersey e LA Lakers x Vancouver. Na rodada de ontem Boston 100 x Dallas 108, Charlotte 81 x Seattle 84, Miami 85 x New York 76, Utah 106 x New Jersey 101, LA Clippers 77 x Houston 96 e Golden State 80 x Atlanta 75.