Curitiba - Curitiba se preparou com pompa e circunstância para receber a Seleção Brasileira, que fará no CT do Caju, entre hoje e a próxima quarta-feira, a primeira fase da preparação para a Copa da África do Sul. A capital paranaense fez uma decoração especial no Calçadão da Rua XV, pintou o chafariz da Praça Santos Andrade com as cores da bandeira nacional, montou um memorial africano para fazer menção ao continente que receberá a Copa do Mundo deste ano, entre outras ações. Mas os jogadores do selecionado brasileiro, que chegam a Curitiba no final da manhã desta sexta-feira, não devem ver nada disso.
A julgar pelos sinais enviados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela comissão técnica comandada por Dunga, a Seleção deve se isolar no centro de treinamentos do Atlético Paranaense. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, considera que o oba-oba na preparação em 2006 foi o principal responsável pela eliminação e pelo mau futebol apresentado na Copa da Alemanha. A intenção, portanto, é dificultar ao máximo o acesso à Seleção durante os seis dias em que o CT do Caju será a casa dos pentacampeões mundiais.
O local não foi escolhido apenas por ter excelente estrutura e pelo clima de Curitiba ser parecido com o da África do Sul nesta época do ano. Um fator fundamental para a escolha foi o fato de o CT ser razoavelmente isolado, pois está localizado no bairro Umbará, bem distante da região central da capital paranaense.
A princípio, a torcida não poderá entrar no centro de treinamentos em momento algum durante a estadia, destinada à avaliação física e médica dos atletas. A imprensa só terá acesso em horários restritos e ficará num local delimitado. Jogadores do elenco profissional e das categorias de base do Atlético terão que se alojar e/ou treinar em outros locais. Funcionários do clube só poderão permanecer no centro de treinamentos se estiverem credenciados.
Ontem, o meia Kaká foi o primeiro a chegar ao CT do Caju. Os torcedores curitibanos esperam que, ao menos, esse isolamento ajude no sonhado hexa.

mockup