Seleção brasileira busca segunda vitória
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de janeiro de 2000
Agência Estado
De São Caetano do Sul
A seleção brasileira masculina de vôlei não teve dificuldades para derrotar a equipe da Colômbia, na estréia do Torneio Pré-Olímpico de Vôlei, por 3 sets a 0 (25/13, 25/11 e 25/13) e deu o primeiro passo rumo à classificação para os Jogos Olímpicos de Sidney. A equipe enfrenta hoje a Venezuela, que perdeu para a Argentina por 3 sets a 1 (25/22, /25, /19 e 25/21). A partida está marcada para as 14 horas, no Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano, com Globosat/SporTV.
A Venezuela deverá nos dar muito mais trabalho do que a Colômbia, avaliou o técnico da seleção, Radamés Lattari, que assistiu ao jogo do adversário. Acho que, contra a Argentina, o grupo ainda sentiu o cansaço da viagem, mas pode se recuperar até o jogo contra o Brasil. O técnico ainda não poderá contar com atacante Max, mas Giba deve voltar ao time, liberado pelo departamento médico. O meio-de-rede Gustavo atuou ontem e deve ser confirmado entre os titulares.
Radamés entende que a Venezuela é um time perigoso, pois o treinador cubano Davi Saurez sabe como aproveitar bem todo o potencial de sua jovem equipe. Para a partida de hoje, o técnico venezuelano espera corrigir as falhas de recepção e passe que, segundo ele, foram os principais problemas na derrota para os argentinos. O Mattheu, que é um jogador importante para nós, também não rendeu o esperado.
Ontem, a equipe de Radamés entrou em quadra bastante modificada em relação ao time do Grand Prix, com Dante e André estreando na equipe titular e Carlão no lugar de Nalbert, que pediu dispensa por problemas particulares (falecimento do pai). Com um grupo jovem e pouco experiente, com média de idade de 19 anos, a Colômbia não ameaçou a vitória brasileira em nenhum momento.
O time brasileiro só caiu de produção no segundo set, quando os colombianos conseguiram manter alguns ralis e marcar pontos de bloqueio, mas os brasileiros não demoraram a recuperar-se e voltaram a apresentar o mesmo rendimento da primeira série. O importante é que a seleção jogou com seriedade, o que ficou refletido no placar, disse Radamés Lattari.
Para o treinador, em uma competição curta como o Pré-Olímpico, em que as equipes só disputam três jogos, a diferença de pontos em cada set pode ser decisiva. O mais importante é que o time venceu a ansiedade no seu primeiro contato com a torcida, completou Radamés, admitindo que se a equipe não fez uma de suas melhores apresentações, jogou bem o suficiente para vencer.
Inexperiência O técnico colombiano Harold Canaval ressaltou a inexperiência de sua equipe. Passamos a ter mais problemas a partir do momento em que o Brasil passou a diversificar as jogadas de ataque, avaliou. Com um ataque potente como o do Brasil, fica difícil fazer bloqueio individual.
O treinador ressaltou que a Colômbia ainda não tem potencial para enfrentar Venezuela, Argentina e Brasil de igual para igual. Viemos aqui para melhorar e trabalhar para que nosso time consiga classificação para o Mundial Juvenil.
O time brasileiro teve Marcelo Negrão (5 pontos), Marcelo Elgarten (3), André Heller (10), Dante (3), Douglas (10), Carlão (12), Gustavo (1), Joel e (6) e Ricardinho. A Colômbia contou com Isajar, Riascos (3), Moreno (7), Cortes (1), Mosquera (9), Ortega, Orlante e Viafara.
