|
  • Bitcoin 121.475
  • Dólar 5,0599
  • Euro 5,2211
Londrina

VISÃO DE JOGO

m de leitura Atualizado em 25/07/2022, 06:00

Segundo turno

O Londrina começa o segundo turno do Brasileiro vencendo e fazendo cálculos melhores que no ano passado

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de julho de 2022

Julio Oliveira
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

O Londrina começa o segundo turno do Brasileiro vencendo e fazendo cálculos melhores que no ano passado. A matemática está mais favorável e será auxílio para um planejamento mais ousado neste ano. O primeiro cálculo é sempre para fuga do rebaixamento, embora todos comecem o campeonato com objetivo do G-4. Mas a realidade deste ano com Vasco, Cruzeiro, Grêmio e Bahia disputando a Série B, inevitável imaginar o real papel e espaço dos outros times. Mas o torcedor do Tubarão já está tranquilo, já que o sufoco do ano passado está mais distante de acontecer.   

Imagem ilustrativa da imagem Segundo turno Imagem ilustrativa da imagem Segundo turno
|  Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina EC
 

A pontuação de referência continua sendo de 45 pontos para se livrar do rebaixamento. Nos últimos três anos, os primeiros times fora do Z-4 foram o próprio Londrina (44), Náutico (44) e Figueirense (41). Com mais nove jogos em casa, o Londrina precisaria vencer cinco e empatar um para atingir esta pontuação. No primeiro turno o aproveitamento dos jogos no Café foi de 63,3%, perdendo apenas um jogo e somando 19 pontos. Apenas repetindo a campanha em casa, o time chegaria a 48 pontos.    

A diferença para algo a mais vai estar nos jogos fora de casa. No turno o LEC teve a quinta pior campanha somando apenas sete pontos como visitante. São os resultados longe do Café que vão fazer a diferença para as pretensões do time. Garantindo a mesma campanha em casa e repetindo a de visitante, ratifica apenas a permanência na Série B.   

Nos últimos três anos, o quarto colocado na Série B teve pontuação acima dos 60 pontos: Avaí (64), Cuiabá (61) e Atlético-GO (62). Com esses parâmetros, o Londrina precisaria de ao menos 36 pontos no segundo turno, uma campanha quase equivalente à do Vasco, vice-líder até ao final do turno. A vitória sobre o Náutico já encurtou essa distância.    

Restando 18 rodadas, o que quer o Londrina? O torcedor quer a Série A. E o clube? Já é hora de planejar 2023 e isso passa por saber em que série o time deseja estar na próxima temporada. Subir significa mais receita, mas muito mais investimento. Mas até lá, tem um segundo turno quase inteiro pela frente, e que não é só disputar. É jogar já de olho em 2023. 

Julio Oliveira é jornalista e locutor esportivo da TV Globo - A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina