O torcedor alviceleste voltou a falar em acesso para a Série A, e os números atuais do Londrina mostram que é possível acreditar e sonhar em terminar a Série B do Brasileiro no G4. Com a arrancada no returno, o Tubarão se afastou definitivamente da zona do rebaixamento e se aproximou dos primeiros colocados.

A recuperação do time nesta segunda parte do campeonato se assemelha muito ao desempenho no segundo turno do ano passado. Em 2017, o LEC também fez um primeiro turno irregular e somou 27 pontos - em 2018 foram 21. Porém, no returno foram 35 e a arrancada definitiva aconteceu justamente nas dez últimas rodadas, o mesmo número de jogos que o Alviceleste ainda tem a fazer na temporada.

Arrancada no ano passado não foi suficiente para o time de Artur chegar à elite
Arrancada no ano passado não foi suficiente para o time de Artur chegar à elite | Foto: Marcos Zanutto/18-11-2017



Enquanto nas nove primeiras rodadas do returno do ano passado a equipe somou dez pontos, nas últimas dez foram mais 25, um aproveitamento espetacular de 83%. Foram oito vitórias, um empate e uma única derrota. Apesar do crescimento, o time terminou na quinta posição, com 62 pontos, dois a menos que o Paraná, que subiu em quarto lugar.

Neste Brasileiro, após nove jogos, o Londrina tem a melhor campanha do returno, com 18 pontos. A pontuação é a mesma do Goiás, que ainda vai jogar na rodada. Se repetir a façanha da última temporada e somar 25 pontos até o fim da Série B, chegará aos 64 e muito provavelmente terminará no G4.

Em 2018, Dagoberto é o craque da campanha alviceleste, no momento a melhor do returno
Em 2018, Dagoberto é o craque da campanha alviceleste, no momento a melhor do returno | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube



"A equipe encaixou um sistema de jogo muito bom. Saímos de uma situação que estava incomodando para podermos sonhar com algo a mais, como uma aproximação do G4", frisou o meia Higor Leite. "Mas não vamos pensar em acesso agora. Estamos muito com os pés no chão, ir passo a passo, que vamos conseguir o objetivo traçado."

O grande diferencial da reviravolta alviceleste foram os confrontos no estádio do Café. Após ganhar do Figueirense, o LEC chegou a cinco vitórias consecutivas em casa, igualando marcas de 2017 e 1991. A maior sequência de triunfos como mandante na história azul e branca em Brasileiros foi na campanha vitoriosa da Taça de Prata em 1980, com seis vitórias.

"Estamos fazendo o dever de casa e honrando nosso torcedor. Precisamos desta atmosfera boa aqui dentro do Café. Todos estão satisfeitos com este momento e não podemos deixar cair, não. Temos jogos importantes pela frente e estamos muito próximos de atingir nosso primeiro objetivo", ressaltou o técnico Roberto Fonseca, em referência à meta de chegar aos 45 pontos e não correr mais risco de queda.

Imagem ilustrativa da imagem Se repetir desempenho das últimas partidas de 2017, Londrina sobe
| Foto: Folha Arte



A vitória diante do Figueira foi a terceira seguida no Brasileiro, algo que o Londrina ainda não havia conseguido na temporada, e fez o LEC subir para o oitavo lugar, com 39 pontos. A distância para o quarto colocado é de quatro pontos, mas esta diferença pode aumentar dependendo dos jogos que fecham a 28ª rodada na sexta-feira (21) e no sábado (22).

O Londrina agora fará duas partidas seguidas fora de casa, contra o Juventude, no dia 27, e Goiás, no dia 2 de outubro. "As próximas três ou quatro rodadas vão definir pelo que vamos brigar na competição. Se conseguirmos bons resultados contra Juventude e Goiás, não tenho dúvidas de que vamos chegar brigando na reta final pelo G4", afirmou o atacante Thiago Ribeiro.