O Londrina entra em uma fase decisiva na Série B do Campeonato Brasileiro. Restando oito partidas para o fim da competição, o Tubarão precisa reagir para evitar o rebaixamento à Série C. Para isso, terá de melhorar o desempenho apresentado contra esses mesmos adversários no primeiro turno.

A sequência começa nesta sexta-feira (2), às 20h30, contra o Criciúma, no VGD (Vitorino Gonçalves Dias). No primeiro turno, o time catarinense levou a melhor por 1 a 0, no Heriberto Hülse, com gol do lateral Willean Lepo.

Na quarta-feira (7), às 19h30, o Londrina enfrenta o Avaí, na Ressacada. No primeiro turno, o confronto terminou com vitória alviceleste por 3 a 2, no VGD. O atacante Bruno Santos marcou o gol da vitória aos 40 minutos do segundo tempo. Os outro gol do LEC foram de André Luiz e Luiz Henrique, contra.

O terceiro compromisso será novamente fora de casa. No dia 13 de outubro, às 19h30, o Londrina visita o Athletic-MG, em São João del-Rei. As equipes se enfrentaram no VGD no primeiro turno, com vitória do Tubarão por 2 a 0, graças a dois gols de Bruno Santos.

Na sequência, ainda sem data e horário definidos, o Londrina recebe o Cuiabá no VGD. No primeiro turno, houve empate por 2 a 2. O Tubarão chegou a abrir dois gols de vantagem, ambos com Bruno Santos, mas não conseguiu sustentar o resultado e sofreu o empate na reta final.

Depois, o Londrina terá um compromisso fora de casa contra o CRB, em Maceió. A equipe tenta repetir a vitória obtida no primeiro turno, quando goleou o adversário por 5 a 0 no VGD. Bruno Santos marcou duas vezes, enquanto Iago Teles completou o placar.

A partida também marcou a despedida da dupla de ataque. Bruno Santos deixou o clube para defender o Mirassol, enquanto Iago Teles foi para o Júbilo Iwata, do Japão. Naquele momento, a goleada fez o Londrina deixar a zona de rebaixamento. Gilberto e Lucas Marques completaram o marcador na oportunidade.

Os três últimos adversários do Londrina no primeiro turno, porém, iniciaram uma sequência que recolocou a equipe na zona de rebaixamento.

O primeiro deles foi o América-MG, em Belo Horizonte. As equipes empataram por 1 a 1 e voltarão a se enfrentar na 36ª rodada, desta vez no VGD. O gol alviceleste foi também de um jogador que já deixou o clube, o zagueiro Yago Lincoln, que empatou o jogo com um gol de cabeça na ocasião.

Na rodada seguinte, o Londrina recebe o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, no estádio Santa Cruz. No primeiro turno, o confronto terminou empatado por 0 a 0 no VGD. O duelo será válido pela 37ª rodada.

A última partida do Londrina na Série B será contra o Náutico, no VGD. O Tubarão precisa de um resultado melhor do que o obtido no primeiro turno, quando perdeu por 2 a 1 para os pernambucanos, nos Aflitos. O gol do LEC foi do zagueiro Gabriel Lacerda.

Atualmente, o Londrina soma 28 pontos e ocupa a 18ª colocação. O Botafogo-SP, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem 35 pontos, sete a mais que o Tubarão.

Se repetir, nas próximas oito rodadas, o desempenho que teve contra esses adversários no primeiro turno, o Londrina somará 12 pontos, com três vitórias, três empates e duas derrotas. Assim, chegaria a 40 pontos ao fim da competição. A pontuação, porém, ainda deixaria o time em uma situação delicada na luta contra o rebaixamento.

Segundo levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um time que terminar a Série B com 40 pontos tem 94,6% de chance de ser rebaixado.

mockup