Schumacher iguala campeões brasileiros
PUBLICAÇÃO
domingo, 20 de junho de 2004
Agência Folha 
Indianápolis, EUA - Foram cem minutos que abalaram a história do Brasil na F-1. Nesse tempo, Michael Schumacher ultrapassou ontem à tarde o único brasileiro em uma equipe de ponta, Rubens Barrichello, venceu o GP dos EUA e igualou o número de vitórias dos três pilotos do país campeões mundiais.
Foi seu oitavo triunfo em nove GPs na temporada. E o 78 da carreira, a soma do que obtiveram o bicampeão Emerson Fittipaldi (14) e os tricampeões Ayrton Senna (41) e Nelson Piquet (23).
Para Barrichello, o golpe foi duplo. Primeiro, porque não conseguiu segurar o alemão. Segundo, porque a manobra de Schumacher foi espetacular, com precisão de milésimos de segundo.
''Estou mais decepcionado do que nunca. Achei que tinha a vitória nas mãos. De certa forma, foi azar'', declarou o brasileiro.
O primeiro susto foi de Alonso. Na nona volta, o pneu traseiro direito de seu Renault explodiu, jogando-o contra o muro. Uma volta depois, foi a vez de Ralf Schumacher arrebentar seu Williams, também com o pneu estourado.
Mais uma vez, o safety-car foi acionado. Os dois ferraristas foram para os boxes ao mesmo tempo, e o brasileiro teve que aguardar na fila para poder trocar pneus e reabastecer. Resultado: o alemão voltou à pista na liderança e Barrichello, apenas em sexto.
Foi como um reinício para o brasileiro, que precisou esperar seus adversários pararem nos boxes para reassumir o segundo lugar. Na 42 volta, quando o alemão fez seu segundo pit, Barrichello assumiu a ponta e teve nove voltas para acelerar e abrir uma folga que o mantivesse na frente.
Abriu 22 segundos. Mas não foi o suficiente. Na 50 volta, entrou nos boxes. Quando saiu, estava mais uma vez atrás do alemão.
A exemplo do que fez no Canadá, há uma semana, Barrichello até ameaçou um ataque, mas acabou recolhendo o carro e garantindo o segundo lugar. Takuma Sato, da BAR, foi o terceiro.
O GP encerrou a primeira metade do Mundial. Prazo que a Ferrari havia dado para liberar a disputa interna e decidir quem teria prioridade no resto do campeonato. O placar indica 8 a 0 para Schumacher. Alguma dúvida?
Ralf Schumacher Ralf Schumacher protagonizou ontem em Indianápolis o acidente mais grave desta temporada.
Depois de seu pneu estourar e seu Williams se espatifar contra o muro, o alemão permaneceu dentro do carro por dez minutos.
Retirado do cockpit pelos médicos, foi levado para o centro médico do circuito e de lá para o Hospital Metodista de Indianápolis, um centro de referência mundial no tratamento de acidentados em corridas de carro.
Segundo nota oficial da Williams, o piloto estava consciente o tempo todo apesar da gravidade da batida naquele ponto, os F-1 atingem 300 km/h. Não houve fraturas nem lesões internas.
Queixando-se de dores nas costas, Ralf passaria a noite no hospital ''por precaução''. A Williams já cancelou os testes que ele faria nesta semana.
RESULTADO
1º Michael Schumacher, Alemanha, Ferrari,
1h40min29s914 (média de 182.699 Km/h)
2º Rubens Barrichello, Brasil, Ferrari, a 2s950
3º Takuma Sato, Japão, BAR, a 22s036
4º Jarno Trulli, Itália, Renault, a 34s544
5º Olivier Panis, França, Toyota, a 37s534
6º Kimi Raikkonen, Finlândia, McLaren, a uma volta
7º David Coulthard, Escócia, McLaren, a uma volta
8º Zsolt Baumgartner, Hungria, Minardi, a três voltas
Classificação
Pilotos
1º Michael Schumacher - 80
2º Rubens Barrichello - 62
3º Jenson Button - 44
4º Jarno Trulli - 41
5º Fernando Alonso - 25
6º Juan Pablo Montoya - 24
7º Takuma Sato - 14
8º Ralf Schumacher - 12
9º Giancarlo Fisichella - 10
10º David Coulthard - 9
11º Kimi Raikkonen - 8
12º Felipe Massa
e Olivier Panis - 5
14º Cristiano Da Matta,
Nick Heidfeld
e Mark Webber - 3
17º Timo Glock - 2
18º Zsolt Baumgartner - 1
Construtores
1º Ferrari - 142
2º Renault - 66
3º BAR - 58
4º Williams - 36
5º McLaren - 17
6º Sauber - 15
7º Toyota - 8
8º Jordan - 5
9º Jaguar - 3
10º Minardi 1


